Coral e fantoche da GCM se apresentaram no Gpaci

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

Levar alegria para crianças de todas as idades por meio do Grupo de Formação Cidadã já é prática comum da Guarda Civil Municipal (GCM). Na sexta-feira (dia 3) mais uma apresentação dessa iniciativa foi realizada. O dia foi de alegria recíproca e muito emotiva entre expectadores e protagonistas do coral e da apresentação de fantoches no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). Além das crianças em tratamento os espetáculos foram assistidos por autoridades municipais, como a primeira-dama Lilian Marangoni Crespo, a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin e o promotor de Justiça, Antônio Domingues Farto Neto.

Após as músicas em estilo gospel serem entoadas pelo Coral Família GCM foi a vez de assistirem ao espetáculo de fantoches com mensagens de autoestima. A diretora de eventos do Gpaci, Gláucia Blazeck, disse que cerca de 50 crianças, acompanhadas de pais ou responsáveis, ficaram muito emocionados. Contou que as apresentações foram “um bálsamo no coração das crianças” e que espetáculos como esse são importantes porque a humanização no tratamento é o principal objetivo do Gpaci.

A primeira-dama, Lilian Crespo, considerou o evento maravilhoso. Disse que ao ver a força das crianças e suas mães enxergou que não tem problemas e tal cenário a fortaleceu ainda mais. A vice-prefeita Jaqueline Coutinho declarou ter ficado muito emocionada e deseja que aquela mesma sensibilidade seja características dos servidores para que desempenhem os seus trabalhos.

O secretário municipal da Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, declarou que este é um dos objetivos da secretaria. “Desenvolver ainda mais a nossa guarda cidadã, a qual realiza um trabalho de excelência, buscando a aproximação com a sociedade.”

O guarda responsável pela comunicação da GCM, Pedro Paulo Moron, declarou que tal trabalho na corporação aproxima a comunidade com a polícia. O guarda Ademir Noqueli, que integra o coral regido por Ruth Kusmitsch Luz, explicou que dos 27 membros do coral, nove deles são guardas e os demais familiares. A guarda Marcia Regina de Faria é a que faz o show de fantoches desde 2009. Explicou que os fantoches abordam temas de conscientização contra as drogas e de autoestima.

Tags:,