Ex-prefeito Theodoro Mendes foi sepultado

Por: Carlos Lara - carloslara@saaesorocaba.sp.gov.br

Familiares, amigos, populares, políticos e autoridades, entre os quais a prefeita Jaqueline Coutinho, acompanharam no final da tarde deste sábado (25) o sepultamento do ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado Federal José Theodoro Mendes, que morreu na última sexta-feira, vítima de um acidente automobilístico.

O féretro saiu do Paço Municipal, onde o corpo do ex-prefeito estava sendo velado desde as 7h, e se dirigiu ao cemitério da Saudade, localizado na região do Além Linha, onde dezenas de pessoas já aguardavam. Depois de uma parada na capela do cemitério, onde os presentes realizaram orações, a urna funerária foi sepultada no jazigo da família.

Durante cerimônia realizada momentos antes no pátio do andar térreo do Palácio dos Tropeiros, quando familiares e políticos também se manifestaram, a prefeita Jaqueline Coutinho relembrou algumas passagens relacionadas ao ex-prefeito em sua vida e na de sua família: “Meu pai, que conviveu bastante com Theodoro Mendes, dizia que era a pessoa mais culta e inteligente que conheceu e um exemplo de honestidade e retidão. No último encontro que tive com o ex-prefeito, recebi alguns conselhos que levarei para sempre comigo. Lembro que ele me falou que a vida política é difícil e que estaria sempre à disposição quando eu precisasse. Acredito que estamos aqui para cumprir uma jornada, e o ex-prefeito cumpriu a sua de forma exemplar”, enfatizou emocionada a prefeita.

Além de prefeito de Sorocaba no período de 1977 a 1982, Theodoro Mendes foi advogado de reconhecido conhecimento e competência,  e como deputado federal ajudou a escrever a Constituição do Brasil, durante a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988.