CRE realiza formações sobre ‘Tecnologia Educacional’ e ‘‘Como potencializar o processo de alfabetização’

Por: Bruno Rodrigues

O Centro de Referência em Educação (CRE) realizou, na manhã deste sábado (06), duas formações para professores da rede municipal de ensino.  Uma formação é voltada para área de tecnologia e a outra para o conhecimento técnico de fonologia relacionada ao setor educacional.

 

O Professor do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Flavio Mania, realizou uma formação sobre ‘Tecnologia educacional’ para abordar sobre o trabalho de robótica nas escolas por meio de dois programas gratuitos ‘open source’: o Scratch – desenvolvido pela universidade de MIT, nos Estados Unidos e a plataforma de placas educacionais Arduino. O objetivo da formação é capacitar os alunos na linguagem destes programas e desenvolver o trabalho multidisciplinar na área de robótica e exercitar as soluções mediante problemas encontrados nas plataformas.

 

Já a fonoaudióloga, Cleiva Diniz, realizou um curso de livre escolha sobre o tema ‘Como potencializar o processo de alfabetização’ para professores com foco destinado às crianças da pré-escola até o segundo ano do ensino fundamental.

 

Além de potencializar a alfabetização e prevenir os possíveis problemas neste processo, o tema apresenta noções básicas sobre a habilidade de consciência fonológica e atividades práticas de consciência de palavras; sílabas; rima e aliteração e fonemas, além de atividades online e, por fim, a socialização do trabalho dos professores em formação. O curso de livre escolha, que teve início no dia 15 de setembro, tem uma carga horária de 12 horas com cinco encontros presenciais e um à distância.

 

Tags: