CRE recebe exposição com esculturas religiosas de material reciclável

Por: Bruno Rodrigues

O Centro de Referência em Educação (CRE) recebeu na manhã desta segunda-feira (3) uma exposição com esculturas religiosas feitas de material reciclável. As obras de arte são feitas pelo artista plástico e ecodesigner Jefferson Trocato.

Nos corredores do prédio da Secretaria da Educação podem ser vistas cinco belíssimas esculturas com importantes personagens das mais variadas representações religiosas de etnias espalhadas pelo mundo feitas de papelão. Iniciada em 2017, a mostra intitulada ‘Crenças a outra forma do papelão’ tem como objetivo exibir de maneira plural os ícones sagrados de vários países e valorizar o material sustentável.

Jefferson Trocato explica o motivo da tese abordada. “Eu escolhi este tema para mostrar as diversas culturas de outros e países e a versatilidade do papelão, além de expor cada vez mais a ideia de que o material sustentável pode virar uma obra de arte”, disse o artista.

As esculturas exibidas são do Buda (Nepal), Dragão Japonês (Japão), Lord Ganesha (Índia), Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e Santa Morte (México). Além do papelão, o artista utiliza outros materiais que também são descartados, como garrafas de cerveja e caixotes de madeira. Todos os aparatos utilizados por Jefferson são recolhidos nas ruas.

O secretário da Educação, André J. Gomes, enaltece a exposição divulgada na Sedu. “Além do trabalho ser lindo, traz uma conscientização muito importante de sustentabilidade. Estamos orgulhosos de receber peças tão bem trabalhadas como estas”, disse o secretário. “O CRE pretende receber cada vez mais exposições inspiradoras como estas do artista Jefferson e fazer da Secretaria da Educação um organismo vivo aberto ao campo criativo da arte”, conclui.

Tags: