CRE recebe palestra com coletor de lixo que montou biblioteca com livros recolhidos no trabalho

Por: Bruno Rodrigues

O coletor de lixo, Luciano Ferreira de Lima, e atualmente estudante universitário de História, realizará uma palestra intitulada ‘Mantendo a esperança em tempos de crise’ no dia 7 de agosto às 19h no Centro de Referência em Educação (CRE).

Ao longo do seu trabalho, Luciano encontrou diversos livros descartados em meio ao lixo que coleta e resolveu dar um valor inestimável aos exemplares. O coletor guarda, restaura e montou uma biblioteca com cerca de 200 livros em sua casa, no Parque São Bento, na zona norte da cidade.

Com uma infância difícil e diversos dissabores sofridos em busca de uma estabilidade financeira, Luciano travou várias batalhas para não se perder em uma vida criminosa ou se encontrar em estado de dependência química. Ao perder seus pais, o palestrante passou por momentos angustiosos e viu na leitura e Educação uma saída para sua superação.

Durante o supletivo, fui incentivado por minha professora Sueli a ler bastante para progredir e melhor minha capacidade intelectual, além de aprimorar a escrita. Apesar de toda dificuldade do início, me tornei um apaixonado por leitura e hoje curso história e pretendo ser o primeiro professor de História e coletor de lixo”, conta.

Atualmente Luciano ministra diversas palestras e atua como apresentador em um programa da web rádio no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

O Centro de Referência em Educação (CRE) fica localizado na Rua Artur Caldini, 211 no Jardim Saira.

Tags: