Crianças aprendem brincando a escolher alimentos saudáveis

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br

Os estudantes de oito Centros de Educação Infantis (CEIS’s) da Prefeitura estão aprendendo, por meio de brincadeiras, a escolher alimentos saudáveis. Essa é mais uma das atividades que a Secretaria de Abastecimento e Nutrição da Prefeitura promove nesta semana, até 7 de abril, na Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil. “As nossas nutricionistas estão focadas em difundir cada vez mais o que a alimentação saudável pode proporcionar. E as crianças transmitem essas informações para as suas famílias”, avalia o secretário de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo de Morais.

Trata-se da atividade “Alimentação saudável, aprendendo a escolher os alimentos”, que serão realizadas na quarta-feira (5) em quinta-feira (6). Os Centros de Educação Infantis que receberão essas atividades nesta semana são o da Vila Santana (CEI 2), da Vila Progresso (CEI 8), do Barcelona (CEI 5), de Aparecidinha (CEI 10), da Vila Gabriel (CEI 38), do Jardim Arco Íris (CEI 9), da Vila Olímpia (CEI 18) e no Centro, o CEI 15. A intenção da Secretaria de Abastecimento e Nutrição da Prefeitura é ampliar o projeto para atender as demais CEI’s, no restante do ano letivo.

Durante a atividade, as crianças conhecem as melhores opções de alimentos para a saúde, ao serem orientadas a relacioná-los por diferente cores. As nutricionistas e estagiários em nutrição ensinam os alunos quais são os melhores e quais devem ser evitados. Também conhecem as funções de cada um deles, por meio de figurinhas, contações de histórias e atividades de colagem. Os materiais didáticos ficam nos CEIs, para uso contínuo das atividades pedagógicas nas escolas.

A iniciativa dá-se por meio de parceria entre a seção de Alimentação Escolar da Secretaria de Abastecimento e Nutrição com a Secretaria da Educação. Estudantes universitários do curso de nutrição da Universidade Paulista trabalham diretamente com essas crianças. Eles realizam estágios nas escolas do município, por meio de parceria entre a Unip e a Prefeitura. Recebem visitas e palestras proferidas pela nutricionista da Secretaria de Abastecimento e Nutrição da Prefeitura e também professora, Mariana Battaglin Villas Boas Álvaro.
Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil

A programação completa e atividades desta semana podem ser acompanhas pela rede social Facebook, bastando utilizar a hashtag #seabansaudavelnaescola.
Durante todos os dias desta semana os estudantes recebem um cardápio especial, ainda mais saboroso e saudável, todo aprimorado.
Na sexta-feira (07) qualquer pessoa interessada poderá participar do seminário sobre o combate e prevenção à obesidade infantil.

 

Tags: