Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/criancas-conhecem-o-filhote-de-tamandua-do-zoo-de-sorocaba/
Acessado em: 20/10/2018 - 00h28

Crianças conhecem o filhote de tamanduá do zoo de Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

Na última sexta-feira (8), em visita monitorada ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em torno de 60 alunos, com idade entre 8 e 10 anos, da EEFMT “Prof. Dagmar Ribas Trindade”, localizada em Barueri (SP), tiveram a oportunidade única de conhecer e ver de perto um filhote de tamanduá-bandeira nascido no zoo em janeiro deste ano.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental marcou duas datas especiais. “A apresentação do novo habitante do zoo a essas crianças foi especial não apenas porque estávamos realizando a programação da Semana do Meio Ambiente, que ocorreu de 5 a 11 de junho, mas também porque 2018 é comemorado o Ano do Tamanduá”, afirma o titular da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

Com o slogan “Levante essa Bandeira”, o Ano do Tamanduá foi definido pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre as espécies de tamanduás, mobilizando e sensibilizando as pessoas para protegerem as espécies da fauna e os ecossistemas em que vivem.

Durante a atividade, os alunos conferiram o recinto dos tamanduás-bandeira e receberam uma breve explicação sobre a espécie e sua importância para o meio ambiente.

O filhote de tamanduá-bandeira é da espécie Myrmecophaga tridactyla e se chama Ziraldo, nome dado pela própria equipe do zoo. Ele nasceu no dia 7 janeiro de 2018 e foi rejeitado pela mãe, de modo que sua criação e desenvolvimento saudável aconteceu graças a um grande esforço da equipe do Setor de Biologia e Veterinária do “Quinzinho de Barros”. No Brasil vivem três tipos diferentes de tamanduás: o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e o tamanduaí.