Crianças descobrem as funções do zoo em visita monitorada

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Em torno de 20 crianças, de 4 a 10 anos de idade, do Clubinho do Refúgio participaram nesta terça-feira (26) de uma visita monitorada no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Além de muitos visitarem pela primeira vez o cartão-postal de Sorocaba, eles tiveram a oportunidade de aprender quais são as funções de um zoológico.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental encerrou a programação semestral do clubinho. “O nosso objetivo foi de proporcionar uma manhã especial para essas crianças, com muito aprendizado sobre o nosso zoo”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Durante a visita monitorada, eles conheceram o parque e as suas cinco funções: educação, pesquisa, conservação, bem-estar- animal e lazer. Para isso, elas puderam conversar com os médicos veterinários residentes do zoo e saber quais os cuidados especiais que os animais recebem quando chegam ao zoo, sejam machucados ou quando são filhotes e perderam a mãe, por exemplo.

Eles viram de perto o filhote de tamanduá-bandeira, da espécie Myrmecophaga tridactyla, que e se chama Ziraldo, nome dado pela própria equipe do zoo. Ele nasceu no dia 7 janeiro de 2018 e foi rejeitado pela mãe, de modo que sua criação e desenvolvimento saudável aconteceu graças a um grande esforço da equipe do Setor de Biologia e Veterinária do “Quinzinho de Barros”.

Os garotos e garotas também conheceram a cozinha onde são preparados os alimentos dos habitantes do zoo e curiosidades sobre a dieta de alguns animais. Outro espaço visitado foi o Museu de Zoologia, onde aprenderam sobre o trabalho desenvolvido no local e ainda conheceram a biodiversidade do acervo do museu, composto principalmente de animais taxidermizados (empalhados) das mais diversas espécies, crânios, patas, bicos, peles, ovos, ninhos, que são utilizados para a Educação Ambiental.

“Para finalizar, eles conheceram e se encantaram com alguns animais, como o jacaré açu e o lobo-guará, e participaram um piquenique promovido pelos voluntários da Associação Nova Geração”, conta a educadora da Sema, Viviane Rachid.

 

Sobre o Clubinho do Refúgio

O Clubinho do Refúgio é formado por crianças que participam da Associação Nova Geração localizada no Bairro Refúgio. Durante todo o ano, às terças-feiras, elas se reúnem o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e participam de atividades que reforçam a importância da conservação natureza, fomentando a sensibilização nos pequenos, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.

 

 

 

 

Tags: