Crianças do CEI 44 desenvolvem suas próprias brincadeiras

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Envolver o protagonismo da criança e desenvolver sua criatividade são os objetivos das atividades realizadas pela equipe do CEI 44 “Luiz Ribeiro”, na Vila Carvalho.

Como costume da escola, às sextas-feiras, é permitido que os pequenos levem seus próprios brinquedos para a sala de aula. Pensando nisso, no início do segundo semestre deste ano, os alunos da Creche III, Pré-Escola I e II passaram a elaborar suas próprias brincadeiras conforme reuniões e conversas em grupo. “Essa foi a oportunidade das crianças ouvirem e perceberem como podem desenvolver a oralidade e o pensamento”, explicou a orientadora pedagógica Tânia Regina Gonçalves Nuño Pereira.

Com o propósito de mudar a dinâmica das brincadeiras, os professores passaram a desenvolver as atividades através dos temas desenvolvidos pelos alunos. “A brincadeira deixou de ser uma simples interação e passou a ter um outro significado”, disse Tânia.

Alguns dos temas escolhidos pelos alunos foram: supermercado, realizado com materiais reciclados; zoológico, feito com animais de plástico e pelúcia; e o dia do pijama, onde puderam levar pantufas e travesseiros. Os pais das crianças colaboraram com os materiais para cada atividade e as crianças ficaram responsáveis pela diversão. “A intenção é fazer o faz de conta se tornar mais real”, declarou a orientadora.

Tags: