Crianças e adolescentes da Pastoral do Menor arborizaram área pública

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba encerrou na manhã desta quarta-feira (27) a programação especial da Semana da Árvore com um plantio de 30 mudas de exemplares arbóreos numa área pública localizada na rua Marisa Vieira Campos, 83, no bairro Júlio de Mesquita Filho. A iniciativa contou com a participação de 27 crianças e adolescentes da Pastoral do Menor do bairro, de funcionários da entidade e também da secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Karen Castelli.

A ação socioambiental foi possível graças a uma gestão participativa, envolvendo a Sema, a Associação dos Moradores do Piazza di Roma e a Pastoral do Menor. O objetivo foi de sensibilizar a comunidade da importância da preservação das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos.

Elas são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto da cidade.

Antes de colocarem as mãos na terra, o grupo participou de uma oficina com a equipe de Educação Ambiental da Sema, que mostrou o passo a passo para o plantio das mudas. Em seguida, a garotada plantou exemplares de ipês, quaresmeira, pitanga, entre outras espécies, na área pública. Toda a estrutura necessária foi providenciada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos.

O Dia da Árvore foi instituído através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos de Sorocaba, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Tags: