Crianças e adolescentes têm aulas gratuitas de balé em Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Desde o dia 19 de junho, cerca de 40 crianças e adolescentes estão participando gratuitamente da oficina de iniciação ao balé clássico em Sorocaba. Elas foram contempladas com uma bolsa de estudo 100% gratuita, com duração de três meses. As aulas acontecem na Academia Fernanda Chelles Ballet Clássico às terças-feiras, das 16h às 17h, para as crianças, e às quintas-feiras, no mesmo horário, para as adolescentes.

O projeto intitulado “Através da dança – Iniciação ao Ballet Clássico” é uma ação da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com a Academia Fernanda Chelles Ballet Clássico, pela realização do Festival “Fragmentos de Dança” no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).

O objetivo da oficina é dar a oportunidade de crianças e adolescentes de Sorocaba conhecerem, apreciarem e terem a vivência corporal, desenvolvendo a criatividade, a memória musical, trabalhar o corpo com técnicas de alongamento, improvisação dentro do estilo livre e coreografias coletivas.

A realização das aulas representa uma oportunidade para regatar valores, desenvolver a sensibilidade, a percepção, a observação e a integração entre a comunidade. Ao final da oficina, será realizado um espetáculo com os participantes e escolas convidadas.

 

Oportunidade

No primeiro dia de aula, por exemplo, as alunas receberam as primeiras orientações sobre questões de postura corporal, disciplina e alongamento. Elas ainda receberam dicas e ensinamentos da bailarina e professora registrada na Royal Academy Of Dance, Fernanda Chelles. “Estou muito feliz em oferecer essa oportunidade. Nós nunca sabemos qual o possível talento pode estar escondido entre essas meninas”, conta.

Mariângela Maia Tedesco, 35 anos, mãe da Joana de nove anos, conta que soube da vaga através das mídias sociais da Secultur e que ficou muito feliz com a iniciativa. “Minha filha também faz teatro em um dos programas da Prefeitura, ela está muito feliz em agora poder iniciar as aulas de balé”, comentou.

Kátia Andreotta, 40 anos, mãe das gêmeas Isabele e Gabriele, também de nove anos, relatou que ficou surpresa com a abertura das vagas gratuitas e que felizmente esta é uma oportunidade àquelas famílias que não tem condições de financeiras de pagar uma escola de dança. “Já tinha visto esse tipo de ação em outras cidades, mas aqui em Sorocaba é a primeira vez. As meninas ficaram muito felizes e eu mais ainda em ver a felicidade delas”.

A Academia Fernanda Chelles Ballet Clássico está localizada na rua Eurides Fogaça, 131, no bairro Trujillo.

 

 

Tags: