Crianças fazem visita técnica no Pq. da Biquinha para criar espaço acessível ao público infantil

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo (Unidade Centro) realizou na última terça-feira (10) uma nova visita técnica ao Parque da Biquinha. A turminha da professora Mariana P. Lopes de Almeida está desenvolvendo o projeto “Direito de Brincar – Acessibilidade a Todos”, que contará com um espaço voltado ao público infantil no parque, com enfoque nas crianças com deficiência.

O projeto, que conta com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), tem como objetivo de promover a consciência crítica nos alunos sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência, propiciando a eles experiências sociais a respeito do tema.

O espaço no Parque da Biquinha terá caminho, jardim e painel sensoriais, que estão sendo desenvolvidos e organizados pelos alunos e seus professores, a partir de estratégias lúdicas que englobam pesquisas, leituras, contextualização histórica e apreciação.

Na visita desta semana, as crianças planejaram a construção do Jardim Sensorial. Elas utilizaram uma cadeira de rodas para medir os espaços para garantir que o local seja acessível a todos. O professor Pereira, que dá aula de Ciência e Biologia no colégio, também acompanhou o grupo na ação e deu uma aula de como são produzidas as sombras das árvores, de como os planetas surgiram, explicou os movimentos de rotação e translação, as fases da lua, entre outros assuntos.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações sobre o parque podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997.

 

 

  • 1 (308.45 KB)
  • 2 (262.84 KB)
  • 3 (272.92 KB)
  • 4 (294.5 KB)
  • 5 (170.22 KB)

Tags: