Crianças plantam 200 mudas em centro de educação infantil

Por: André J. Gomes

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, as crianças do Centro de Educação Infantil – CEI 3, no Largo do Divino, plantaram mais de 200 mudas de flores e árvores ornamentais no quintal da escola.

Sob a supervisão dos professores, os 236 alunos de 4 a 5 anos da unidade participaram de todo o processo de plantio de espécies como ipês, verbenas, tumbergias, cravinas e outras. Todas as mudas foram compradas com o dinheiro da Associação de Pais e Mestres – APM.

Para a diretora do CEI 3, professora Ana Maria de Almeida Alves, esse tipo de ação desenvolve nas crianças a senso de compromisso e responsabilidade. “Aprender desde muito cedo a cuidar da terra, regar as plantas, escolher o lugar certo e acompanhar o crescimento das mudas são lições para a vida toda”, diz.

Oásis ecológico

Verdadeiro oásis ecológico cravado no meio da cidade, o CEI 3 tem dois jequitibás brancos com mais de um século de idade e dezenas de outras árvores adultas. São pés de manga, acerola, pitanga, goiaba, uva japonesa, uvaia, amora, abacate e até urucum, coqueiro e pau-brasil.

A unidade também tem uma horta educativa com 19 espécies de verduras, legumes e ervas. Nesse ambiente, as crianças aprendem o valor de preservar a natureza e a importância de uma alimentação saudável. “Estamos plantando uma semente que sem dúvidas dará muitos frutos na educação dos nossos alunos”, acredita a diretora.

 

Tags: