Crianças tiveram um dia de índio no Parque da Água Vermelha

Por: Secom Sorocaba

Numa “oca” construída no parque, eles ouviram curiosidades e conheceram objetos da cultura indígena.

 

Na manhã desta terça-feira (24), as crianças do Clubinho do Refúgio participaram de atividades especiais em celebração ao Dia do Índio (19 de abril) no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena, mais especificamente da tribo dos cuicurus, que habita o Parque Nacional do Xingu, no Estado do Mato Grosso.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambientem Parques e Jardins (Sema), o Clubinho do Refúgio é formado por crianças de 4 a 10 anos que participam da Associação Nova Geração e se encontram semanalmente no Parque da Água Vermelha para aprender mais sobre o meio ambiente.

O objetivo da atividade foi de que eles vivenciassem “um dia de índio”. Para isso, a equipe da Sema montou uma “oca” debaixo de algumas árvores do parque, onde eles puderam ter a sensação de como é viver numa floresta e conhecer mais sobre a cultura indígena.

Lá, eles conheceram vários objetos da rotina dos índios, como a colher, o arco e flecha, o cesto de pescar, as flautas, a peteca, o pião, a boneca dos curumins, além dos acessórios ornamentais, como o cocar, o colar e o brinco. Eles também viram imagens dos cuicurus, em especial a pintura corporal dos índios. Com isso, as crianças do Clubinho do Refúgio reproduziram essa pintura no rosto.

Outra novidade foi conhecer o fruto do urucum, que é utilizado pelos cuicurus para intensificar a cor vermelha no corpo e também como um repelente natural na floresta. “O encantamento maior foi quando eles pegaram urucum, tiraram a semente e esfregaram nas mãos e viram que da semente sai o pó vermelho”, contou a educadora Viviane Rachid. Ao final, as crianças ainda confeccionaram colares e pulseiras, utilizando macarrão tingido.

 

Sobre o clubinho

O objetivo do Clubinho do Refúgio é durante todo o ano ensinar aos pequenos sobre a importância da conservação natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais. Com atividades educativas e recreativas, sempre com a temática ambiental, as crianças frequentam o parque todas as terças-feiras, no período da manhã.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

 

Tags: