Crianças vão conhecer a biodiversidade de peixes  

Por: Secom

As crianças de 10 e 11 anos matriculadas na Escola Estadual “Prof.ª Antônia Lucchesi”, localizada no Jardim Iguatemi, vão receber nesta quinta-feira (28), das 9h às 11h30, uma atividade gratuita e especial. Elas terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade de peixes do rio Sorocaba que habitam também os lagos e o aquário do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o projeto “Parque vai à Escola” tem como intuito levar a biodiversidade do espaço ecológico às instituições de ensino e apresentar, de forma lúdica e interativa, a área verde, seus “moradores” e suas “profissões”, fomentando ações individuais e coletivas em prol da conservação do meio ambiente.

Um estudo realizado em Sorocaba identificou a presença de 53 espécies de peixes no município, tanto no rio principal – que dá nome da cidade – como em outros habitats, tais como córregos, represas, lagos e lagoas.

Os alunos da rede estadual terão a oportunidade de conhecer peixes, como o cascudo, guaru, cará, mandi, piranha, entre outros, e também os serviços que eles desempenham no ambiente em que vivem. Para isso, a equipe de Educação Ambiental vai realizar um bate-papo com a turminha, além de apresentar alguns exemplares para manuseio e, utilizando uma lupa, fazer a observação direta de suas estruturas.

O mandi, por exemplo, é apelidado de “detetive” por possuir barbilhões que servem para sentir o ambiente, ou seja, para captar informações de pH, presença de presas e até predadores. Já o cascudo é o “catador de resíduos do fundo da água”, já que ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição, colaborando na limpeza dos rios, córregos e lagos.

De acordo com a Sema, outras escolas interessadas em receber o projeto podem solicitar o agendamento através do e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. O telefone é (15) 3221.6643.

Tags: