Cruzeirão completa seis décadas de sucesso

Por: Nerci Marcello

Criado em 1959, pelo ex-jogador de basquete Newton Correia da Costa Júnior, o Campineiro, que na época era diretor de esportes da cidade, o Torneio de Futsal Cruzeiro do Sul/Prefeitura de Sorocaba chega aos 60 anos de atividade com muito sucesso e credibilidade. Com a intenção de dar uma sacudida no esporte local o visionário esportista decidiu ligar a imprensa a várias modalidades esportivas organizando competições com os principais órgãos de comunicação da época garantindo a premiação na modalidade a si destinada. Coube ao Jornal Cruzeiro do Sul oferecer a premiação do torneio de futebol de salão (hoje futsal), Diário de Sorocaba (ciclismo), Rádio Clube (corrida de rua), Rádio Vanguarda (voleibol) e Rádio Cacique (jogos escolares). Com o tempo essas outras competições foram saindo do contexto até se extinguirem. Ao contrário o Cruzeirão foi ganhando corpo crescendo e criando novas categorias (veterano, superveterano, master, feminino), até que em 1989 chegou ao fantástico número de 435 participantes, sendo 381 na categoria principal e 54 no recém-criado veterano. Foram muito importantes na sequência desse trabalho Rubens Perez (Panhó) e sua esposa Cida Comitre, até que a Secretaria de Esportes (Semes) assumiu de vez a organização do torneio. Simei Lamarca, o atual secretário de esportes, é o maior campeão individual do Cruzeirão, com 16 títulos (várias categorias).

O Guarany com doze conquistas é o maior vencedor (categoria principal) seguido do Votocel e Mancha Verde com quatro títulos cada. Ao Votocel coube a façanha de ser o único time que ganhou quatro vezes seguidas (1976, 77, 78 e 79). AC Milan eTakara Belmont venceram três vezes cada. Bicampeão ficaram AA Scarpa (61 e 64), Pizzaria Vírgilho (89 e 90), São Bento/Sorobens (2001 e 2002), Gaviões da Fiel (2007 e 2012), Destaki Painéis (2013 e 2014) e Roca Cesta Básica/Fac ZM (88 e 2000). Com um título de campeão na categoria principal aparecem Santa Rita, Canto do Rio Supiriri, Estrada, Paula Souza, Engenharia de Campinas, Pneuac, Santa Terezinha, Polícia Militar, Epeda, Gama Filho, Kibon, Atuante, Tojo Veteranos, Foto Vieira, H2º Reflete, Drogaria Mairinque, Araçariguama, Rainha Futsal/Indaiatuba, JC Morais/Ressaka, Supermercado Rugine e Independente.

A Faculdade Gama Filho, do Rio de Janeiro, foi a única equipe fora do Estado de São Paulo a ganhar o título de campeão. Durante esses anos passaram pelo torneio jogadores do mais alto nível da modalidade inclusive o craque Falcão, considerado o melhor do mundo, no ano passado pela categoria quarentão.

O Cruzeirão 2019 abre nesta segunda feira e recebe até o dia 08 de fevereiro, as inscrições para a disputa deste ano.

Foto: Equipe AD Votocel no edição do torneio em 1979

Em pé: Zezinho, Neto, Café, Churrasco, Ari Aranha, Joãozinho, Bino (já falecido) e Marinho

Agachados: Marquinhos, Verdinho (já falecido), Chupeta, Ize (já falecido), Bazani e João.

Crédito foto: Divulgação

Tags: