Curso A3P Ambientação tem início na Região Metropolitana de Sorocaba

Por: Bia Negrão

Iniciou na tarde desta quinta-feira (11) no Centro de Referência em Educação, o curso A3P – Ambientação, coordenado pela Equipe A3P da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e ministrado pela Fundação Toyota. O curso é decorrente da parceria existente entre a Prefeitura de Sorocaba e a Fundação Toyota.   

 

O curso é destinado a servidores públicos das Prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba e de outras instituições, como ONGs, Associação de Bairros e Faculdades. Estiveram presentes 70 participantes de 15 cidades da Região Metropolitana, sendo Boituva, Capela do Alto, Indaiatuba, Iperó, Porto Feliz, Cesário Lange, Mairinque, Piedade, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Votorantim, Itapetininga, Tatuí e Sorocaba.

 

O secretário Jessé Loures, destaca que as questões ambientais devem ultrapassar as distâncias e limites municipais, devem abranger toda região.  “Por isso, é gratificante presenciar a participação de representantes das cidades da Região Metropolitana envolvidos e motivados em prol do Meio Ambiente”, comentou.

 

O foco da edição A3P/ 2017 é a água. “O objetivo do curso é desenvolver nos participantes um olhar sobre a necessidade da economia de água em seus ambientes de trabalho”, destacou Carolina Barisson, coordenadora da Equipe A3P Sorocaba.

 

Segundo Estevam César, que integra a coordenação A3P Sorocaba, o foco é a multiplicação do conceito sustentável. “A importância da sensibilização dos aspectos de sustentabilidade aos servidores municipais participantes do curso, é que estejam aptos a serem multiplicadores desses conceitos em suas cidades”, frisou.

 

O curso será realizado nas tardes de quintas-feiras com término previsto para 26 de outubro. Os trabalhos finais serão apresentados em evento ser realizado no mês de novembro no Parque Tecnológico de Sorocaba.

 

A3P – Ambientação

 

A Prefeitura de Sorocaba é signatária da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública) junto ao Ministério do Meio Ambiente – MMA para discussão e aplicação dos eixos temáticos sobre sustentabilidade no ambiente do.

 

Em 2015 e 2016 o A3P trabalhou com os servidores municipais os temas água e energia elétrica com resultados que impactaram em economia dos recursos e na economia financeira para os cofres públicos. Esses resultados foram alcançados através de uma parceria com a Fundação Toyota do Brasil com a implantação do curso de capacitação para qualificação dos servidores municipais com aplicação de metodologia própria (TBP Toyota Business Practice).

Tags: