Curso de férias Aquagito prossegue até sexta-feira (13)

Por: Leandro Nogueira - leandronogueira@saaesorocaba.sp.gov.br e Mariana Campos - macampos@sorocaba.sp.gov.br
Crédito das fotos – Vinícius Poppst – Assessoria de imprensa do Saae-Sorocaba

Valeu a iniciativa das famílias, que rapidamente inscreveram os filhos para o curso de férias, o Aquagito, promovido pela Prefeitura, e ministrado em parceria pelas equipes de Educação Ambiental, tanto a da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), como a do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae-Sorocaba). Até a sexta-feira (13), as atividades são promovidas cada dia em um diferente parque de Sorocaba. A abertura, na terça-feira (10), foi no Parque Água Vermelha, oportunidade que as crianças aprenderam na prática: os animais encontram na própria mata ou floresta onde vivem, os recursos para construir as suas casas e formar as famílias.

Estão participando as 48 crianças que logo no primeiro de inscrições, ocuparam todas as vagas disponíveis. Munidas de binóculo, a aventura no primeiro dia foi seguir uma rota para observar as aves do parque e seus diferentes ninhos. No final, participaram de uma oficina pra montar seu próprio ninho com palha e argila para os ovinhos.

“São quatro dias de atividades educativas, trabalhando a questão das florestas urbanas e a biodiversidade”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, ressalta a importância da equipe de Educação Ambiental. “Promovemos diversos programas durante todo o ano, com atividades que atendam diferentes faixas etárias. É por meio do entretenimento que conscientizamos sobre a importância de preservar a natureza, essencial para a manutenção dos nossos mananciais e a qualidade da nossa água”, declara o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Dia 11 de julho (quarta-feira)

Local: Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

13h00 – Chegada dos participantes e pintura facial

13h30 – Grupo I e II: Atividade: Bate-Papo com a equipe da Biologia/Vet: Cuidado com os animais que perderam a sua Floresta

Grupo III e IV: Atividade: Bate-Papo com a equipe educativa: Conhecer alguns animais que perderam a sua Floresta e as causas (Queimada)

14h10 – Grupo III e IV: Atividade: Bate-Papo com a equipe da Biologia/Vet: Cuidado com os animais que perderam a sua Floresta

Grupo I e II: Atividade: Bate-Papo com a equipe educativa: Conhecer alguns animais que perderam a sua Floresta e as causas (Queimada)

15h00 – Higienização e Lanche coletivo

15h30 – Caça ao tesouro: Conhecendo os Bichos sem floresta do Zoo

Dia 12 de julho (quinta-feira)

Local: Parque da Água Vermelha

08h30 – Chegada dos participantes, pintura facial e brincadeiras

09h00 – Grupo I e II: Atividade: Confecção da Bandeira + Grito Animal

Grupo III e IV: Atividade: Os mistérios da Floresta da nossa cidade

10h00 – Higienização e Lanche coletivo

10h30 – Grupo I e II: Atividade: Os mistérios da Floresta da nossa cidade

Grupo III e IV: Atividade: Confecção da Bandeira +Grito Animal

11h30 – Apresentação da bandeira, do Grito Animal e Encerramento

Dia 13 de julho (sexta-feira)

Local: Parque da Água Vermelha

08h30 – Chegada dos participantes, pintura facial e brincadeiras

09h00 – Bate-papo sobre área que será florestada pela turma

10h00 –  Mão na massa: Plantando Florestas na cidade!

11h00 – Higienização e Lanche coletivo

11h30 – Torta na cara/ Premiação e Encerramento

EM CASA Desafio familiar: Guardiões das Florestas

Tags: