Curso de férias Aquagito recebe inscrição nos dias 3 e 4 de janeiro

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará o curso de férias Aquagito de 21 a 25 de janeiro no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Os pais ou responsáveis por crianças de 6 a 10 anos de idade interessadas em participar da programação devem fazer a inscrição gratuita nos dias 3 e 4 de janeiro, das 9h às 13h, no próprio parque.

“Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente. Desta vez, o tema será ‘Povos indígenas: de olho na floresta’”, declara o titular da Sema, Jessé Loures.

O ano de 2019 foi escolhido como o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), com o objetivo de chamar a atenção para muitos idiomas indígenas que têm desaparecido e destacar a necessidade de preservar essa cultura. No Brasil segundo o IBGE, 274 línguas indígenas são faladas, no entanto grande parte das etnias estão perdendo seu idioma.

Durante os cinco dias, o Aquagito vai apresentar às crianças a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus (“peixinho bicudo” na língua karib), que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu. Os pequenos terão a oportunidade de conhecer a cultura dessa tribo: suas relações com a floresta e o rio, casa, alimentação, farmácia, brincadeiras de criança, histórias/mitos, vestuários e as diferentes atividades que realizam destacando a sua língua.

De acordo com a Sema, serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.

 

 Muito mais por Sorocaba!

Tags: