Cursos de férias dos parques Biquinha e Água Vermelha abrem inscrição

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará em janeiro os cursos de férias nos parques ecológicos. A inscrição para o Férias na Bica ocorrerá nesta quinta-feira (3), das 8h às 12h, no Parque da Biquinha. Já para o Aquagito será realizada a inscrição na quinta e na sexta-feira (3 e 4), das 9h às 13h, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”.

“Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar às crianças um pouco mais sobre meio ambiente”, explica o titular da Sema, Jessé Loures. A ideia é proporcionar um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, através de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o Meio Ambiente.

O Férias na Bica ocorrerá de 9 a 12 de janeiro para crianças de 7 a 10 anos de idade. O tema será “Bem estar animal”, com o título: “Pet não é brinquedo mas gosta de brincar”. Serão quatro dias de muita diversão e lazer saudável em contato com a natureza. A escolha do tema estimulará os participantes a diferenciarem animais domésticos (ou pets) dos animais silvestres.

Além disso, a ideia é mostrar a elas o conceito de Bem estar animal, como conviver e respeitar os animais domésticos, compreender o que é a posse responsável, conhecer os direitos dos animais e principalmente descobrir que animalzinho não é brinquedo, mas pode fazer parte da vida e da família e ser um grande parceiro nas brincadeiras da criança, estimulando ela a aprender respeito, cuidados e desenvolver o amor ao próximo e com o meio ambiente em que ela vive.

As crianças participarão de várias atividades como trilhas, oficinas com reaproveitamento, peça de teatro, bate-papo sobre bem estar animal, jogos cooperativos e uma tarefa social.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. É necessário que os pais ou responsáveis levem no ato da inscrição um documento original da criança com foto (RG ou RA). O Parque da Biquinha funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. O telefone é (15) 3224-1997.

 

Aquagito

Já o Aquagito será realizado de 21 a 25 de janeiro no Parque da Água Vermelha para crianças de 6 a 10 anos de idade. O tema será “Povos indígenas: de olho na floresta”.

O ano de 2019 foi escolhido como o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura), com o objetivo de chamar a atenção para muitos idiomas indígenas que têm desaparecido e destacar a necessidade de preservar essa cultura. No Brasil segundo o IBGE, 274 línguas indígenas são faladas, no entanto grande parte das etnias estão perdendo seu idioma.

Durante os cinco dias, o Aquagito vai apresentar às crianças a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus (“peixinho bicudo” na língua karib), que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu. Os pequenos terão a oportunidade de conhecer a cultura dessa tribo: suas relações com a floresta e o rio, casa, alimentação, farmácia, brincadeiras de criança, histórias/mitos, vestuários e as diferentes atividades que realizam destacando a sua língua.

De acordo com a Sema, serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

 

 

 

Tags: