Dança circular reúne educadores no Centro de Referência em Educação

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, ministrou aula de dança circular nesta quarta-feira (16), no Centro de Referência em Educação (CRE), para as auxiliares de educação, gestores e professores da rede municipal.

A dança faz parte do catálogo de cursos oferecidos pela Secretaria de Educação (Sedu), para os profissionais da educação e tem a duração de 16 horas, divididas em oito encontros, sempre as quartas-feiras.

Participou do curso uma turma de 30 servidores, no período da manhã, e outra de 50 funcionários, à tarde. Durante todo o curso serão abordadas as temáticas: simbologia do círculo, vivência e aprendizado de danças, necessidade de contemplar, jornada de formação, dimensão estética, círculo dançante, dançar em roda traz a magia da infância e a pureza da criança, leveza do brincar, começar de onde eu sou e danças circulares para crianças.

Maria Inês explicou que trata-se de um curso básico e o objetivo é levar embasamento teórico e fazer com que os participantes vivenciem a dança circular na prática. Considera que também é uma forma de ajudar a desenvolver a concentração, coordenação motora, memória, atenção e lateralidade. “O bom das danças circulares é que somos levados pelo grupo durante as aulas, que consistem em coreografias inspiradas em danças de antigas culturais e num clima de alegria e cooperação”, ressalta.

Para a orientadora pedagógica Eunice Ramos, 57 anos, a dança ainda é um momento de relaxamento. “Depois de um dia agitado é muito bom fazer algo pra relaxar e esse curso está me ajudando a ficar mais leve. Apesar de esta ser minha primeira aula, eu já recomendo”, afirma.

A auxiliar de educação Patricia Hamure, 34 anos, compartilha da mesma opinião. “Trabalhamos com crianças então precisamos buscar algo para relaxar e estar bem para cuidar dos pequenos. É a segunda vez que faço o curso, gostei tanto que saio da sala de aula e atravesso a cidade para participar da aula.”

A presidente do FSS promove também as danças às segundas-feiras, às 9h50, na Chácara do Idoso, e no Clube do Idoso, às terças-feiras, às 15h30. Ainda acontece às sexta-feira no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, às 15h, e no último domingo de cada mês, sempre as 10h, exceto no próximo domingo (27), quando não haverá aula por conta do feriado de Páscoa. A participação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Tags:, ,