Descarte de resíduos é foco das atividades do Clubinho Ecológico

Por: Secom Sorocaba

As crianças do Clubinho do Refúgio começaram a atuar nesta semana com a questão  do descarte correto dos resíduos sólidos. No encontro desta terça-feira (22), elas deram início a um trabalho de investigação para saber a qualidade do córrego da Água Vermelha. Para isso, eles saíram a pé do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”e caminharam pela avenida Londres, local onde a água do parque desemboca no córrego.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambientem Parques e Jardins (Sema), o Clubinho do Refúgio é formado por crianças de 4 a 10 anos que participam da Associação Nova Geração.

Para começar, a garotada conheceu o caminho que a água faz do parque até chegar na avenida Londres. A olho nu e utilizando binóculos, eles puderam verificar como está a “saúde” do córrego, se havia vegetação (mata ciliar) e se ele estava limpo. “Elas identificaram que existem alguns tipos de lixo, principalmente domiciliar, e o curioso é que existe contêiner, mas mesmo assim tinha lixo jogado fora”, contou a educadora, Viviane Rachid.

Em seguida, as crianças analisaram uma imagem de satélite da região e desenharam um “esqueleto” do córrego e colocaram no papel tudo o que observaram no entorno, desde animais, como peixes e aves, e o lixo.

O trabalho prossegue na próxima semana. Divididos em grupos, eles vão recolher todo o lixo que encontrarem próximo ao córrego e conversar com a comunidade do entorno sobre a importância do descarte correto do lixo para manter a biodiversidade de animais e plantas, além de garantir mais qualidade de vida para toda a população do entorno.

 

Sobre o clubinho

O objetivo é durante todo o ano ensinar aos pequenos sobre a importância da conservação natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais. “Com atividades educativas e recreativas, sempre com a temática ambiental, as crianças frequentam o nosso parque às terças-feiras”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

 

Tags: