Descarte incorreto de lixo foi tema de ações ambientais no Jd. Abatiá

Por: Secom Sorocaba

Na manhã desta quarta-feira (11), equipes da Prefeitura de Sorocaba estiveram no Jardim Abatiá para orientar a população quanto ao descarte incorreto de lixo e entulho em área verdes. As estratégias utilizadas foram a exposição “Animais do Lixo” e um bate-papo com os moradores para sensibilizá-los dos problemas que este tipo de atitude pode acarretar à saúde humana e à qualidade do ambiente.
Coordenada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a ação contou com apoio da equipe educativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e integra as ações do Governo Municipal para a revitalização do bairro.
A exposição “Animais do Lixo”, realizada em parceria com a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), mostrou aos moradores do bairro os animais sinantrópicos que são encontrados no meio urbano, como ratos, aranhas, escorpiões, baratas, caramujos e mosquitos, vetores de doenças, como a dengue, zyka, febre amarela, leptospirose, entre outras.
No local as pessoas também puderam conferir exemplos de resíduos que são descartados de maneira incorreta, como pneus e plásticos, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypty. “Foi muito importante este momento para a sensibilização da comunidade. Quem conferiu a ação recebeu informações e ainda pode tirar dúvidas. Foi uma maneira de mostrar ao cidadão os problemas do descarte irregular de lixo e entulho em nossas áreas verdes”, explicou o secretário da Sema, Jessé Loures.
Já no porta-a-porta educativo, funcionários de Educação Ambiental percorreram as ruas do bairro e conversaram com os moradores sobre os problemas de se descartar incorretamente o lixo.

 

  • a1 (154.71 KB)
  • a2 (144.46 KB)
  • a3 (152.42 KB)

Tags: