Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/desfile-civico-e-acompanhado-por-cerca-de-4-mil-pessoas/
Acessado em: 12/11/2019 - 21h50

Desfile cívico é acompanhado por cerca de 4 mil pessoas

Por: Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

No dia em que Sorocaba completa 365 anos, a frente fria deu uma trégua e, em meio a um clima agradável, um público estimado em cerca de quatro mil pessoas, segundo estimativas a Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foi ao centro da cidade nesta quinta-feira (15) pela manhã para acompanhar o já tradicional desfile de aniversário da cidade. Durante duas horas e meia de apresentação, 3,7 mil integrantes entre estudantes das redes públicas municipal e estadual, projetos sociais e ONGs, além de corporações militares e da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram pelas ruas São Bento e XV de Novembro dessa celebração que faz parte da programação oficial pelo 365 anos de fundação de Sorocaba.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria da Educação; Secretaria de Comunicação e Eventos; Secretaria de Segurança e Defesa Civil; e Urbes – Trânsito e Transportes. A prefeita Jaqueline Coutinho, assim como secretários municipais e demais autoridades civis e militares, que já haviam participado de um ato cívico para também marcar a data, em frente ao monumento de Baltazar Fernandes, fundador de Sorocaba, acompanharam o desfile.

O desfile teve início com a tropa da 14ª Circunscrição de Serviço Militar (14ª CSM), que contou com um efetivo de 83 militares. Logo em seguida foi a vez da fanfarra do Tiro de Guerra 02-40, que com contou com a participação de 100 atiradores, seguida pela Banda Regimental da Polícia Militar; o pelotão da PM e Guarda Civil Municipal.

Um dos momentos que chamou a atenção do público foi o desfile das viaturas das corporações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Guarda Civil Municipal. Outro momento especial foi uma apresentação da Banda Regimental da PM, que tocou “Parabéns a você” e levou o público à emoção.

Na sequência desfilaram as fanfarras das escolas municipais Dr. Getúlio Vargas; Achilles de Almeida; Leonor Pinto Thomaz;  Maria Inês  Delluno; Quinzinho de Barros; Walter Carretero; Matheus Maylasky;  Flávio de Souza Nogueira e Guilherme Notari.  Também desfilaram a Escola Estadual Dr. João Machado de Araújo e a Escola Estadual Professora Isabel Lopes Monteiro.

O desfile cívico ainda contou com desfiles de oito grupos de escoteiros da cidade, além da Guarda Mirim de Sorocaba, dos Desbravadores e de representantes dos Conselhos Municipais e da Secretaria de Esportes e Lazer. A Banda Marcial da cidade de Taquarivaí fez uma apresentação especial em que o público presente correspondeu com aplausos e elogios. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) trouxe para o desfile a participação das empresas ABB e Sorocaba Refrescos, franquiada da Coca Cola. Houve ainda a participação do Integrabike- Urbes e de integrantes do Motoclube – Freebikers.

O casal Admir Guedes e Luiza Guedes aproveitaram o feriado para acompanhar o desfile. “Está tudo muito bonito. O que eu mais gosto é o desfile das viaturas militares”, disse Admir. Já Lauro Jorge Neto, de 39 anos, levou os filhos Julia, 7 anos, e Gustavo, de 3 anos, para prestigiar o desfile. “Todos os anos eu venho acompanhar. Mas este ano foi o Gustavo que me pediu, após a professora falar na creche para os alunos. Está muito bonito e o tempo ajudou”, contou.