Desfile cívico é acompanhado por mais de cinco mil pessoas

Por: Marcelo Andrade
Foto: Felipe Pinheiro

Pouco mais de cinco mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foi ao centro da cidade nesta quarta (15) pela manhã para acompanhar o já tradicional desfile de aniversário de Sorocaba. Em duas horas e meia de apresentação, aproximadamente 2 mil integrantes entre estudantes das redes públicas municipal e estadual, projetos sociais e ONGs, além de corporações militares e da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram pelas ruas São Bento e XV de Novembro dessa celebração que faz parte da programação oficial pelo 364 anos de fundação de Sorocaba.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo; Secretaria da Educação; Secretaria de Comunicação e Eventos; Secretaria de Segurança e Defesa Civil; e Urbes – Trânsito e Transportes.

O prefeito José Crespo e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, acompanharam o desfile, assim como secretários municipais e demais autoridades civis e militares.

As fanfarras e bandas marciais deram um espetáculo à parte, executando números músicas de diferentes estilos. Além dos desfiles das escolas, neste ano, a grande novidade para o evento foi a participação da Banda Marinha do Brasil, que abriu o desfile. Logo em seguida foi a vez da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, seguida pela fanfarra do  Tiro Guerra 02-040; Polícia Militar; Guarda Civil Municipal; Integrabike – Urbes; E.M. Matheus Maylasky; E.M. Prof. Flávio de Souza Nogueira; E.M. Leonor Pinto Thomaz; E.M. Dr. Getúlio Vargas; Banda Marcial de Sorocaba; ETEC Fernando Prestes, Colégio Militar Cruz Azul, Guarda Mirim de Sorocaba, Colégio Crescer Aprender, E.E. Isabel Lopes Monteiro; Grupos de Escoteiros Santana, Monte Serrat, Terra Rasgada, Albino Bueno de Camargo, Tropeiros, Tobias de Aguiar, Rekôy e Ipanema.

A Banda Marcial de Sorocaba também fez uma apresentação especial e durante o desfile, homenageou Sorocaba, tocando “Parabéns a você”. Momento esse que levou o público à emoção, assim como o prefeito José Crespo e o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes.

Outro momento especial durante o desfile foi a apresentação de uma máquina colheitadeira produzida pela empresa Case do Brasil, instalada em Sorocaba. Durante a passagem pelo trajeto do desfile o veículo lançou balas para o público presente. “Que desfile lindo. Foi o melhor que já acompanhei nos últimos anos”, disse Mariângela Maia de Souza, que estava acompanha dos filhos e netos.

A jovem Renata Alcântara, de 26 anos, também não poupou elogios ao evento. “Eu já fiz parte da Banda Marcial, por isso, para mim, os desfiles cívicos têm um significado especial. Mas neste ano ele (evento) se superou”, destacou.

Tags:, , ,