Dia da Mulher será comemorado com evento especial no CEU das Artes

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

As atividades são gratuitas

A Prefeitura de Sorocaba realiza na terça-feira (dia 8), data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, um evento especial no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras. As sorocabanas que forem ao espaço público, a partir das 8h30, poderão participar de inúmeras atividades gratuitas.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e a Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca), com apoio do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM), a programação especial foi elaborada para celebrar a data com atividades artísticas que valorizam as mulheres e, ainda, promover o debate sobre algumas questões importantes, como educação financeira, sexualidade, alimentação saudável, entre outras.

A comunidade poderá conferir a palestra “Educação financeira para nós mulheres”, com a empresária Maria Regina Cepil Tenor. “Vai ser importante para as mulheres da comunidade, pois muitas vivem com a ajuda de benefícios concedidos pelos governos municipal, estadual e federal. Ainda mais nesta época de crise econômica que estamos vivendo”, explica Paula Andrea Vial Silva, da Coordenadoria da Mulher.

Outro assunto será a sexualidade, com a sexóloga Raquel Penteado. “Ela vai fazer uma roda de conversa, de uma forma bem descontraída, e responder às perguntas e dúvidas das participantes”, destaca Paula Andrea.

Quem for ao local também poderá conferir apresentação artística, atividades corporais, dança circular, palestras, entre outras. Das 14h às 17h, uma equipe fará corte de cabelo e maquiagem nas mulheres que estiverem participando da data especial.

Uma equipe do Centro de Referência da Mulher (Cerem) também estará no espaço público para divulgar o serviço oferecido na unidade, dar orientação sobre a questão da violência contra a mulher e todo o trabalho realizado pela rede de serviços na cidade.

Sorocaba é um município tido como privilegiado por contar com uma rede ampla de serviços e equipamentos como o Cerem, o CMDM, o Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Campanha Patrulha da Paz, a Delegacia da Mulher, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), as Unidades Básicas de Saúde, o Ônibus da Mulher, a Defensoria Pública e a Casa Abrigo “Valquíria Rocha”.

O Cerem presta atendimento interdisciplinar especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos, residentes em Sorocaba, vítimas de violência. No local, essas mulheres recebem gratuitamente orientações jurídicas e atendimento psicossocial. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 440, no Centro, próximo à Rodoviária. O telefone é (15) 3235.6770.

Programação

08h30 às 09h30 – Movitation (Atividade Corporal)

09h30 às 10h30 – Palestra sobre educação financeira

14h00 às 15h00 – Palestra sobre sexualidade

14h00 às 17h00 – Corte de cabelo e maquiagem para mulheres

15h00 às 16h00 – Palestra sobre alimentação saudável

16h00 às 17h00 – Dança Circular

19h00 às 20h00 – Dança Afro com a Marcha das Mulheres Negras

Tags:, , ,