Dia das Crianças é marcado por muita emoção com apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Por: Amanda Vieira e Isabella Lopes (programa de estágio) Supervisão - Marcelo Andrade e Viviane Gonçalves

Nem mesmo o céu nublado foi capaz de impedir que milhares de pessoas participassem da grande festa de Dia das Crianças, na tarde desta quinta-feira (11), nos jardins do Paço Municipal. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, o evento foi marcado por muita emoção com o retorno da apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, viabilizado por um esforço conjunto entre os representantes do Exército, Aeronáutica e o prefeito José Crespo, que também se empenhou para que todas as secretarias municipais se unissem para proporcionar um dia especial às crianças do município. A última apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” na cidade ocorreu há 20 anos.

O prefeito José Crespo, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, falou sobre a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. “As pessoas mais antigas como eu já tiveram a oportunidade de assistir este que é um dos maiores espetáculos do nosso querido Brasil. Os mais novos não, pois já faz muitos anos que não se apresentavam na cidade. Organizamos com muito carinho e agradecemos a presença de todos, principalmente as crianças. Vamos colocar para fora o nosso entusiamo ao vermos este grande espetáculo”, destacou o prefeito José Crespo.

Dentre as atrações para os pequenos e adultos, a festa contou com brinquedos diversos, como a cama elástica, tobogã gigante, ring de guerra de cotonete, pula-pula, jacaré, castelo pula-pula e piscina de bolinha. A URBES – Mobilidade e Acessibilidade, apresentou o Teatro “Super Amarelinho contra Velóx”, com atores caraterizados de heróis e vilões que mostraram algumas infrações cometidas no trânsito. Logo após, se apresentaram a Banda Marcial, comandada pelo maestro Marcos Valério e o Circo Stankowich, com os malabares, bambolês e palhaços, que encantaram as crianças. Também tiveram tendas da Vila Maker Education e equipes de artes marciais, com a oficina de lego, jogo xadrez gigante, pebolim, bambolê, joquempô, mini vôlei, badminton, futebol americano. Além das tendas do Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), e da Educafeira, distribuindo brigadeiros de banana no copinho, as crianças puderam conhecer a cavalaria e os cães do canil da polícia militar e do canil municipal.

Éder Carlos de Araújo acompanha o trabalho da “Esquadrilha da Fumaça” desde criança, e, na ocasião, trouxe os seus dois filhos para prestigiar a apresentação. “Admiro muito o trabalho deles, tanto que eu me emociono quando vejo, é algo que me arrepia, eu gosto muito de ver. Hoje tive a oportunidade de apresentar para os meus filhos”, disse.

Emocionado com a apresentação aérea, Éder Carlos de Araújo Júnior, de 9 anos, não tirou os olhos do céu nem por um instante. “Eles fizeram um ótimo show. Quando vi os aviões se aproximando fiquei muito emocionado”, conta.

Tabata Barbosa esta morando em Sorocaba há cinco anos, ex moradora da cidade de Mauá, diz estar muito feliz com tantas atrações da cidade. “Estou achando muito legal, até porque onde eu morava não tinha isso, Sorocaba parece ter muita coisa boa, é maravilhoso. Fiquei sabendo da festa pelo Facebook, e a esquadrilha da fumaça me despertou muito interesse, estou bem ansiosa”, conta.

Gabriel Zagato Serafim, de 10 anos, é apaixonado pela aeronáutica e também sentiu muita emoção ao acompanhar a apresentação. “Fiquei muito feliz e emocionado, gosto muito de acompanhar o trabalho deles”, disse. Além disso, o pequeno também aproveitou para participar de outras atividades do evento. “Tirei fotos com o helicóptero águia, com o carro dos bombeiros e aproveitei os brinquedos”, completa.

Estiveram presentes todos os secretários municipais, além 1,2 mil alunos de escolas da rede municipal de ensino.

Fotos – Felipe Pinheiro / Fernando Abreu

DSC_5515

Tags:,