Dia das mães será especial no Jardim Botânico de Sorocaba

Por: Bia Negrão

O Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” – JBSO recebe no próximo domingo (14), uma programação especial em comemoração ao Dia das Mães. A programação conta com a apresentação musical do Quinteto Acadêmico Brasileiro às 10h no Palacete de Cristal e com a reunião mensal do grupo Bonsai Sorocaba das 09h às 15h no Salão Multiuso.

A entrada é gratuita e o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas” fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Sobre o concerto

O Quinteto Acadêmico Brasileiro apresenta o concerto “Um passeio pelo Brasil”. O grupo foi criado no início de 2005. Em sua trajetória, foi contemplado com o prêmio Programa de Ação Cultural – PAC, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2008, foi vencedor do 3 Concurso Nacional de Jovens Camerista Petrobrás, realizado na cidade de Londrina, e, nesse mesmo ano, foi escolhido para a programação de concertos na Caixa Cultural – São Paulo. O grupo também realizou uma série de concertos pelo interior do Estado de São Paulo com apoio do ProAC. Os integrantes do grupo são Anselmo Pereira (flauta), Valquiria de Campos da Porciúncula (oboé), Lindemberg Cavalcante (clarinete), Ricardo Aurélio de Oliveira (fagote) e Adriana Scaglioni Lima (trompa).

No repertório estão as obras Suíte para quinteto de Sopros, de Radamés Gnattali; Pedacinho do céu, de Waldir Azevedo; Lamentos, de Pixinguinha; Doce de coco, de Jacob do Bandolim; Flor amorosa, de Joaquim Callado, entre muitas outras músicas do folclore brasileiro.

A apresentação faz parte da II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba que conta com apoio do Proac e que tem como objetivo levar música erudita de qualidade em diferentes localidades da cidade, além de valorizar o músico de Sorocaba e região.

Durante a apresentação, não será permitido a realização de ensaio fotográfico no Palacete de Cristal.

Reunião do Grupo Bonsai Sorocaba

Promovido pelo Grupo Bonsai Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o objetivo do evento é reunir adeptos do cultivo do bonsai e promover a troca de informações e experiências, discussões e trabalho com as plantas.

No encontro, os integrantes do grupo levam suas plantas e trabalham com os exemplares no local. Além disso, os iniciantes têm a oportunidade de receber dicas e orientações. Durante as reuniões de outono e inverno o grupo fará o trabalho de amarração em espécies de pinheiro.

Bonsai é uma árvore ou arbusto de característica lenhosa que é cultivada em vasos, por meio de técnicas específicas e tamanhos reduzidos, expressando a beleza e o volume da planta em seu porte original, inclusive com flores e frutos. A diferença entre o Bonsai e as demais plantas de vaso é que, enquanto estas são em geral espécies cujas flores ou folhas nos motivam a apreciação da planta, no Bonsai o que conta é a miniaturização.

Tags: