Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/dia-do-controle-da-poluicao-por-agrotoxicos-e-celebrado-em-sorocaba/
Acessado em: 26/06/2019 - 06h40

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é celebrado em Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

Foto: Felipe Pinheiro - fpinheiro@sorocaba.sp.gov.br

Nesta sexta-feira (11) é celebrado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos em Sorocaba. Para comemorar a data, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará um bate-papo sobre o assunto neste sábado (12) no Parque da Biquinha, durante a programação do Férias na Bica, que acontece das 8h às 11h.

“O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos integra o nosso calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, através da Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. O objetivo dessa data é informar às pessoas quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado dos defensivos agrícolas e os problemas que esses podem causar a saúde e à natureza.

“A ideia é também abordar de qual maneira podemos colaborar para diminuir esses impactos, além de disseminar o conhecimento de práticas agroecológicas e de cultura tradicional”, explica o titular da pasta.

 

Horta no Jardim Botânico

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, além dos seus diversos atrativos, possui uma horta comunitária, que é mantida por um grupo de moradores do entorno, com apoio da equipe da Seção de Botânica e Produção Vegetal da Sema, e possui cerca de 400 metros quadrados, onde são cultivados legumes, verduras, temperos, plantas medicinais, entre outros.

De acordo com a Sema, neste momento está sendo feita a manutenção da horta e as atividades no local tem previsão de retorno no mês de fevereiro.

O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3235.1130.

 

Feiras orgânicas

Sorocaba também realiza aos sábados, das 8h às 12h, a Feira Orgânica no Parque Natural “Chico Mendes” e a Feira do Produtor Rural no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, com o objetivo de proporcionar o acesso da população sorocabana aos produtos de origem orgânica, livres de agrotóxicos.

 

Nossa Horta e Educafeira

A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), em parceria com a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), e a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), está com inscrições abertas para aqueles que queiram trabalhar voluntariamente em prol da sustentabilidade e nutrição saudável nas comunidades de Sorocaba nos projetos “Nossa Horta” e “Educafeira”.

Para o “Nossa Horta”, a Seaban convida especialmente as pessoas que tenham alguma experiência em agricultura, ou profissionais e estudantes de agronomia, para que possam ajudar no cultivo de quatro hortas comunitárias espalhadas pela cidade. Os produtos colhidos nas hortas comunitárias serão destinados em parte às famílias em situação de vulnerabilidade social. Outra parte será dividida entre os voluntários que participarem do projeto.

O “Educafeira” tem como objetivo promover o conhecimento sobre a importância da boa alimentação, acompanhando eventos realizados pela Prefeitura de Sorocaba e as Feiras Livres da cidade, sempre de forma gratuita. Nesse projeto, o foco está sobre os cozinheiros que queiram se juntar às equipes e aprender mais sobre gastronomia e nutrição, criando receitas inovadoras e de grande valor nutricional para que os cidadãos possam conhecer melhor sobre desempenho de uma boa alimentação em seu corpo e o quanto podemos aproveitar dos produtos orgânicos.

Os pré-requisitos para ingressar nos programas de voluntariado são a disponibilidade de horário para cumprir com os serviços e que o interessado já tenha atingido a maioridade. O cadastro no sistema do Sorocaba Voluntário está disponível no link:  www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios[1]. Os serviços prestados para o Sorocaba Voluntária não são remunerados, entretanto a Secid pode emitir certificados de horas de trabalho voluntário a critério das respectivas Organizações e Secretarias Municipais.

 

Muito mais por Sorocaba!

Endnotes:
  1. www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios: http://www.sorocaba.sp.gov.br/voluntarios