Dia do Cururu será comemorado com evento especial em Sorocaba

Por: Secult

A Secretaria da Cultura (Secult) realizará no dia 19 de julho, a partir das 18h, um evento especial e gratuito para celebrar o Dia Municipal do Cururu (19 de julho) no Barracão Cultural. O evento contará com a participação de cantadores de Sorocaba e de outros municípios da região para o “Desafio do Cururu”, que promete animar o público.

O objetivo da Secretaria da Cultura é valorizar o Cururu – antiga tradição cultural da região paulista do Médio Tietê, que representa a raiz sorocabana – e promover a renovação de cantores e violeiros, mantendo viva essa cultura popular regional.

De tradição religiosa e caipira, o desafio é acompanhado com viola, feito de rimas e improviso, com provocações e demonstração de conhecimento aos oponentes, vencendo aquele que tem mais argumentos do assunto e na linha escolhida. Interagindo sempre com o público, o canto dos cururueiros aborda os mais variados temas, personagens e histórias.

O Dia Municipal do Cururu foi instituído pela lei municipal nº 11.654, de 3 de janeiro de 2018, e faz parte do calendário oficial de eventos do município de Sorocaba. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags: