Dia Internacional da Biodiversidade foi comemorado

Por: Bia Negrão

O Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar atenção sobre a necessidade de se conservar e proteger a diversidade de vida no planeta.

 

Como formas de comemoração, na segunda-feira (22), a equipe da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins realizou a exposição “Biodiversidade de Sorocaba” no Colégio Salesiano de Sorocaba. A exposição é composta por alguns exemplares taxidermizados (empalhados) de espécies de animais que vivem em Sorocaba e fazem parte da fauna do município. Os alunos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de conhecer de perto estes animais e saber um pouquinho mais sobre suas características e curiosidades.

 

Continuando a comemoração, na tarde desta terça-feira (23), foi realizado um plantio de 100 mudas de árvores na Praça Maestro Nilson Lombardi, no Jd. Ipiranga.  Cerca de 70 alunos do Ensino Médio do Colégio Salesiano plantaram exemplares de pau-brasil, jacarandá-de-minas, ipê-rosa, tamboril, ipê-amarelo, ipê-roxo, aroeira-pimenteira, aroeira-salsa, ipê-branco, pata-de-vaca, entre outros.

 

As ações foram realizadas em parceria da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins com o Colégio Salesiano, como parte do projeto desenvolvido pelo Colégio intitulado “Escola em Pastoral”, com o objetivo de despertar os alunos ao tema desenvolvido pela Campanha da Fraternidade/2017, “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

 

Alexandre Lombardi, filho do Maestro Nilson Lombardi, que dá nome à praça, acompanhou o plantio e agradeceu aos alunos pela iniciativa, comentou da importância dessa ação pela preservação do Meio Ambiente. “É muito bom ver jovens cuidando do Meio Ambiente. Essa praça tem uma importância muito grande pra mim, pois tem o nome do meu pai. Quero participar com vocês desse plantio. Quando passarmos por aqui, vamos poder apreciar as árvores que estamos plantando”, comentou Alexandre.

 

Aldo Bittencourt, Chefe de Seção de Educação Ambiental em Parques, explicou que um do objetivo da atividade é a comemoração do Dia da Biodiversidade, que de forma geral, a diversidade de vidas, de espécies. “Essa ação é muito importante para a questão da biodiversidade do nosso munício. Sorocaba é um local de dois biomas, Cerrado e Mata Atlântica. Temos que preservar esses biomas incentivando o plantio. Assim ampliando a arborização em nosso município, como forma também de melhor a qualidade de vida”, destacou Aldo.

 

O Nilton Reinaldo de Souza, professor dos alunos, comentou que o projeto tem vários pontos importantes, principalmente trazer aos alunos a oportunidade de contribuir com o município. “Os alunos, com essa atividade podem aprender na prática o cuidado com o Meio Ambiente. Sem essa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o projeto não teria o mesmo resultado. Na sala de aula eles tiveram a teoria, agora aqui na praça é a prática, o contribuir com o município. Muito alunos nunca plantaram uma árvore, essa é a primeira vez”, ressaltou o professor.

 

Para a aluna Luiza De Paulo Formaggine, participar desse projeto foi importante para aprender desde cedo a importância que as árvores têm. “Está sendo muito bom plantar essas mudas, mas além de plantar, temos que cuidar das árvores e do Meio Ambiente, caso contrário, não adianta nada”, afirmou a jovem.

Instituições interessadas em realizar ações educativas com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins podem entrar em contato pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3219-2299.

Tags: