Dia Internacional do Contador de Histórias teve ação no CEI-48

Por: Lucas Monteiro (Programa Estádio)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), comemorou na tarde desta terça-feira (20) o Dia Internacional do Contador de Histórias, no Centro de Educação Infantil 48 (CEI-48), com três turmas da pré-escola que participaram da contação realizada pelas professoras Leila Chinelatto e Soraia Aparecida Ferreira.

A atividade, que já é realizada por meio do projeto “Leitura na Primeira Infância”, da Sedu, visa estimular a imaginação das crianças das creches até a pré-escola, através da contação de histórias, por meio de professores que vão até as unidades e brincando com as crianças escolhem um livro que será lido para elas.

Dorcas Theodoro dos Santos, diretora do CEI-48, afirma que a importância da leitura para a criança ocorre desde o ínicio, “É fundamental a criança estar em contato com o mundo letrado e é isso que tentamos passar para elas. Então calhou de hoje ser o Dia Internacional do Contador de Histórias e pudemos deixar mais lúdica a nossa brincadeira”, explica a diretora.
Leila Chinelatto, uma das professoras que realiza a contação de histórias, fala sobre as vantagens para o desenvolvimento que é criar esse laço com a criança. “Abre um leque pedagogicamente, as crianças vão recontar a histórias, sentir através de música, tocar e folhear o livro. A criança não é só ouvinte, ela é parte da história”, afirma Leila.
A diretora ainda classifica a atividade como um benefício não só para a criança, mas para o professor também. “A arte de contar histórias proporciona momentos de sensibilidade, levamos um pouco de quem nos ouve e deixamos um pouco de nós”, conta Dorcas.

Tags: