Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão tem ação em Sorocaba

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizará nesta quarta-feira (25), uma ação alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial (26 de abril). O evento é gratuito e ocorrerá, das 8h às 12h, na Oficina do Saber, situada à rua Manoel de Camargo Sampaio, na Vila Helena.

Na ocasião, o público terá acesso a serviços de forma gratuita, com orientações sobre a hipertensão, aferição de pressão arterial, busca ativa de hipertensos e orientações sobre hábitos saudáveis e dieta. De acordo com a SES, até sexta-feira (27), as 32 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão intensificar os atendimentos de saúde focados no combate e prevenção à hipertensão.

A pressão alta é grave e não tem cura, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. É considerada uma “inimiga silenciosa”, pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas estão dor de cabeça, cansaço e tonturas.

Tags: