Dia Nacional do Ouvidor traz diversas atrações à população no Paço

Por: Viviane Gonçalves

Atividades serão realizadas pelo setor da Ouvidoria da Prefeitura

A Ouvidoria da Prefeitura de Sorocaba realizará na próxima sexta-feira (16), das 8h às 16h, um evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, instituída por lei federal. Com o objetivo de divulgar os serviços realizados pelo setor, os funcionários da Ouvidoria estarão no estacionamento do Paço Municipal, em frente à Prefeitura, atendendo a população e desenvolvendo dinâmicas como: aulas de zumba, aulas de massagem e ginástica laboral, tudo de forma gratuita.

O evento contará com o apoio de várias Secretarias e outros serviços serão oferecidos gratuitamente ao público: o Ônibus da Mulher, oferecido pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Carreta Culinária, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDETER), Educafeira, da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (SEABAN), especialistas com adipômetros (equipamentos que medem a espessura do tecido adiposo e acompanham a redução de gordura localizada), da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMES) e o Cão Mayke da Guarda Civil Municipal (GCM).

O Dia Nacional do Ouvidor é comemorado no 16 de março após a promulgação da Lei nº 12.632/2012, instituído oficialmente para fortalecer o papel deste profissional que estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública, com a finalidade de receber manifestações como: sugestões, reclamações, denúncias e elogios. A data foi escolhida em referência ao aniversário da criação da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), em 1995.

Recentemente, a então vereadora Cíntia de Almeida – que atualmente exerce função de secretária de Igualdade e Assistência Social, apresentou um Projeto de Lei na Câmara criando o “Dia Municipal do Ouvidor”, a ser comemorado no mesmo dia 16 de março, visando valorizar e fortalecer o papel do ouvidor e garantir voz aos cidadãos e servidores no âmbito interno e externo dos órgãos públicos.

O Projeto também prevê a oportuna e necessária valorização desses profissionais que são importantíssimos na filtragem, coleta e seleção de temas de manifestações para transformá-los em verdadeiras ferramentas de gestão, de modo a proporcionar cidadania e a garantia da democracia.
Como parte integrante da Secretaria de Gabinete Central, a Ouvidoria Municipal visa gerenciar, encaminhar e responder as demandas referentes ao relacionamento entre os serviços prestados pela prefeitura com o cidadão, tendo como propósito ser o canal oficial entre a Prefeitura e os munícipes, atuando como canal um democrático, bem como auxiliando no direcionamento das políticas públicas e exercendo papel fundamental no controle social das áreas de atuação.

O canal 156 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, porém as solicitações podem ser registradas durante 24h através do portal: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento. O atendimento presencial é realizado nas unidades das Casas do Cidadão e na Sala da Ouvidoria Geral, localizada no 2º andar do Paço Municipal de segunda a sexta feira das 8h às 16h30.

Tags:,