DICA DE QUEM SABE–Saiba como conduzir em segurança em caso de neblina

Por: Por: Thaís Marcolino (Programa de Estágio) - Supervisão Viviane Gonçalves
Foto: Assessoria de imprensa/Governo SP

O inverno chegou! E com essa mudança climática, potencializa o risco de acidente no trânsito urbano e rodoviário. Por isso é importante estar atento para não ser pego de surpresa numa manhã com neblina, por exemplo.
Com essa estação é muito comum vermos uma “fumacinha branca” nas primeiras horas do dia ou a noite. Ela pode ser admirada por muitos, mas também pode causar acidentes, pois ela diminui o campo de visão dos condutores no trânsito. A Urbes – Trânsito e Transportes reuniu algumas dicas que podem ajudar a evitar acidentes. Confira:

1. Mantenha a calma: Os trechos sob neblina tendem a ser curtos, mas podem se estender um pouco. Nesse momento, fique calmo, se mantenha atento e cauteloso.

2. Diminua a velocidade: Todas as condições adversas, sejam climáticas ou não, pedem a diminuição da velocidade, o que consequentemente aumenta o tempo de reação a um imprevisto.

3. Certifique-se de estar com as lanternas acesas: umas das regras de ouro da segurança no trânsito é – Ver e ser visto. Por isso é necessário estar com as lanternas acesas, pois quem está atrás de você poderá visualizar com uma certa antecedência sua manobra e poderá evitar o pior.

4. Aumente a distância entre os veículos: para sua segurança, mantenha uma distância maior que a habitual, se possível, tenha como parâmetro o limite para visualização da lanterna traseira do próximo veículo.

5. Se apoie na sinalização de solo: as linhas divisórias de pista, bem como as que se encontram no bordo, são um ótimo referencial para que se manter no caminho e não invadir a pista contrária.

6. Fique atento aos vidros: é comum que a umidade do ar acumule no vidro, diminuindo a visibilidade. Ajuste o desembaçador e a velocidade do limpador de para-brisa de acordo com a necessidade.

7. Use sempre os faróis baixos: É contraindicado o uso de faróis altos em ocorrência de neblina. A luz dos faróis altos será refletida pela neblina, prejudicando ainda mais a visibilidade do condutor.

8. Use as luzes auxiliares (se equipado): alguns modelos de veículos possuem as luzes de neblina, que auxiliam o condutor a passar por essa condição adversa mais facilmente. Tais luzes minimizam o reflexo criado pela neblina, que é menos densa próximo ao solo.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: