Diretor da ‘Zumbi dos Palmares’ faz palestra em Sorocaba

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Sonho é possível, diz professor José Vicente

 

Em um auditório lotado, a Secretaria de Cidadania e Participação Popular da Prefeitura de Sorocaba, recebeu o professor José Vicente, diretor da Faculdade Zumbi dos Palmares. A palestra Genocídio Racial e Cotas, foi acompanhada atentamente por funcionários públicos, representantes do movimento negro, membros de entidades sociais e ativistas de outras áreas. O evento, que ocorreu na última sexta-feira (18), no Centro de Referência em Educação (CRE), possibilitou o debate sobre políticas de cotas e a inserção do negro no mercado de trabalho e sua formação profissional, entre outros assuntos.

O professor José Vicente se define como um inconformado. Sua indignação e inconformismo com a pobreza e a discriminação que sofreu na infância pobre no morro do Querosene em Marília, aonde chegou a trabalhar como boia-fria o levou a buscar alternativas de vida. De ex-trabalhador rural, formou-se em Direito e Ciências Sociais, fez mestrado em Administração e doutorado em Educação. A Zumbi dos Palmares foi um sonho que reuniu condições por anos para concretizar.

Como advogado criminalista nos anos 90, ajudou – com amigos-, a conseguir bolsas de estudos para jovens negros. Defendeu tantos outros que foram acusados injustamente. Em 1997 formou uma ONG, a Afrobas, e reuniu indicadores e estatística da exclusão educacional a que os negros eram vítimas. “Condições muito mais severas que hoje, e ainda temos muito a lutar e recuperar”, disse Vicente.

Na década de noventa, apenas dois por cento dos negros em condições de ingressar no ensino superior tinham acesso a uma universidade. Isso levou a Afrobras, tendo a frente José Vicente e seu inconformismo, a estruturar um projeto técnico – contando com o apoio de uma universidade metodista- e procurar o Ministério da Educação. Estavam lançadas as bases da Zumbi dos Palmares, faculdade de qualidade e que oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação a preços baixos e muitas bolsas financiada por empresas.

A visita do professor José Vicente atendeu a um convite da Secretaria de Cidadania e Participação Popular da Prefeitura de Sorocaba e não gerou custos ao município.

 

Tags: