Diversas atividades encerram a Semana do Meio Ambiente

Por: Bia Negrão

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, a Semana do Meio Ambiente terá muitas atividades para encerrar a programação especial que marcou esta semana. Todas as atividades são gratuitas e aberta a comunidade. Confira abaixo a programação:

Sábado (10)
No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, das 13h30 às 16h30, acontecerá a exposição da Biodiversidade de Sorocaba. Os visitantes poderão conhecer melhor e ver de perto algumas espécies de animais silvestres taxidermizados (empalhados) que fazem parte da fauna do município. Também serão distribuídos folders informativos sobre algumas espécies que estão sofrendo ameaças à sua sobrevivência, como alguns animais silvestres que são frequentemente atropelados ou dos papagaios, que sofrem com o tráfico ilegal. A ação tem como objetivo sensibilizar para a importância da conservação do meio ambiente.

No Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas” acontece às 15h o concerto do quinteto de cordas: Quintal Brasileiro. A apresentação faz parte da programação Schaeffler Música – “Ciclo Ecológico”. O objetivo é criar uma atmosfera única, ligando a natureza à música clássica, com repertório de compositores brasileiros.

Também no Jardim Botânico, das 9h às 12h, o artista Dimas Pires fará a intervenção artística no tronco da copaíba. O trabalho poderá ser acompanhado pelos visitantes tanto no sábado como no domingo. O objetivo é preservar a memória dessa árvore que por muito tempo embelezou a cidade.

Domingo (11)
No Parque das Águas, às 9h30, será inaugurado o cachorródromo, que é um espaço de lazer e convivência para cachorros. O local é cercado e conta com gramado, um circuito para que seu cão possa brincar e bancos para seus tutores também aproveitarem o parque e fiquem de olho nos seus animais.

A II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba ocorre no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”, das 10h às 12h, e a apresentação “Play On” Concerto Música e Piano, que conta com apoio do Proac e tem como objetivo levar música erudita de qualidade em diferentes localidades da cidade, além de valorizar o músico de Sorocaba e região.

Das 10h às 11h30, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Boas”, os visitantes poderão participar de uma oficina com o tema “Cultivo de árvores frutíferas em vasos e pequenos espaços”. O objetivo é sensibilizar os participantes para a arte do cultivo de frutíferas em vasos e pequenos espaços. Durante a oficina, direcionada a família toda, os participantes aprenderão diferentes técnicas de Cultivo de plantas frutíferas (nativas e exóticas) em vasos, jardineiras e pequenos espaços.

O encontro do Grupo Bonsai Sorocaba ocorrerá das 09 às 15h. O objetivo é reunir adeptos do cultivo do bonsai e promover a troca de informações e experiências, discussões e trabalho com as plantas. No encontro, os integrantes do grupo levam suas plantas e trabalham com os exemplares no local. Além disso, os iniciantes têm a oportunidade de receber dicas e orientações. Durante as reuniões de outono e inverno o grupo fará o trabalho de amarração em espécies de pinheiro.

Tags: