Domingo é aniversário da Estrada de Ferro Sorocabana

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana é opção para quem quer conhecer um pouco mais da história dessa ferrovia

A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) completa 141 anos no próximo domingo, 10 de julho. A implantação desta ferrovia foi de grande importância para o desenvolvimento do interior do Brasil e ao longo dos seus trilhos, cidades foram fundadas e povoadas. Para conhecer mais sobre essa história, os sorocabanos podem visitar o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), ligado à Secretaria da Cultura (Secult) de Sorocaba.

A Sorocabana ainda contribuiu para o desenvolvimento do comércio, da indústria e o escoamento dos produtos agrícolas. O primeiro trecho da Estrada de Ferro Ypanema, que ligava Sorocaba à capital da província, foi inaugurado em 10 de julho de 1875. Neste ano, no dia 20 de junho, lembra a Secult, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) aprovou o tombamento do complexo ferroviário, reconhecendo a importância história do patrimônio existente em nosso município.

Já o MEFS foi inaugurado em 1997. “Nosso acervo é bastante variado, temos objetos que mostram a tecnologia disponível em cada época, mobiliário, documentos, fotos, livros e várias curiosidades como o equipamento de mergulho utilizado pelos ferroviários na construção das pontes por onde passavam os trens”, conta a museóloga Daniella Moreira.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado na rua Dr. Álvaro Soares, 553, ao lado do Chalé Francês. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.

  • 6 (584.68 KB)

Tags:,