Domingo terá atividades especiais no Zoo

Por: Secom Sorocaba

Na tarde deste domingo (29), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), vai realizar atividades especiais no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Das 12h40 às 15h40, os visitantes vão poder prestigiar uma exposição. Já às 16h, o público vai poder conferir a entrega da alimentação das antas, na forma de enriquecimento ambiental.

As atividades fazem parte da Semana Ibero-Americana para a Sustentabilidade – “Ciclo Siete”, que é dedicada a trabalhar questões de sustentabilidade junto à sociedade; do Dia Mundial da Anta (27 de abril); e do Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios – “Save the Frogs Day” (28 de abril).

A Semana Ibero-Americana para a Sustentabilidade dá ênfase no uso sustentável da água, considerando que a água é essencial à vida de todos os animais e ao equilíbrio da natureza. Apesar do planeta Terra ter a maior parte da sua superfície composta por água, só um pouco desta água é doce e/ou potável. A destruição da natureza, a poluição e o consumo exagerado fazem com que a pouca água se torne ainda mais escassa.

Na exposição, que ocorrerá próxima ao lago, os visitantes poderão conhecer melhor sobre as antas e sobre os anfíbios, além de terem a oportunidade de ver de perto um sapo-cururu vivo e um filhote de anta taxidermizado (empalhado). Durante a exposição os visitantes também poderão entender sobre a importância da água e saber como utilizá-la de forma consciente e sustentável.

Já às 16h, quem estiver no zoo poderá acompanhar a entrega da alimentação das antas, na forma de enriquecimento ambiental. Esta ação tem como objetivo principal alertar os visitantes do zoo para a importância de incorporar diariamente atos e atividades sustentáveis, visando a preservação da natureza, com ênfase no uso sustentável da água.

 

Sobre as datas

A Semana Ibero-Americana para a Sustentabilidade – “Ciclo Siete” teve início em 2015, na Colômbia, com a participação de mais de 20 países e desde 2016 a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil – SZB aderiu e incentiva a participação dos zoos e aquários brasileiros. O Ciclo Siete tem como objetivo despertar um olhar crítico de cuidado com o meio ambiente, em busca de gerar consciência sobre temas socioambientais e econômicos regionais.

Desde 2017, o zoo de Sorocaba participa do Ciclo Siete, uma vez que, dentre suas funções como instituição, estão a realização de trabalhos em prol da conservação das espécies da fauna e de atividades de Educomunicação Ambiental visando a sensibilização da comunidade para as questões ambientais.

No dia 27 de abril comemora-se o “Dia Mundial da Anta”, animal que exerce um importante papel na natureza como dispersora de sementes, ajudando a manter as florestas saudáveis. A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo pesar até 300 quilos. É um animal que procura viver perto de rios e lagos, pois além de adorar nadar, também usa a água para se esconder dos seus predadores (elas conseguem ficar até 3 minutos sem respirar embaixo da água). No Brasil existem dois tipos diferentes de anta, sendo que, a anta-comum (Tapirus terrestris) é considerada vulnerável à extinção por causa da destruição das florestas, a caça e os atropelamentos em estradas.

Já no último sábado do mês de abril é comemorado o Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios – “Save the frogs day”. A data foi criada com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação destes animais. Apesar de muitos acharem que “anfíbio” é sinônimo de “sapo”, na verdade pode-se dizer que o grupo de animais chamado “anfíbios” é composto por sapos, rãs, pererecas, cecílias e salamandras. Os anfíbios dependem diretamente da água para sobreviverem, principalmente para colocarem seus ovos e para se desenvolverem até ficarem adultos. Em todo o mundo existem mais de 7 mil tipos diferentes de anfíbios, sendo que este grupo de animais é um dos mais ameaçados que existe.

 

Tags: