E.M. “Benedicto Cleto” realiza mostra cultural Diversidades

Por: Bruno Rodrigues

Exposição exibe diversos temas envolvendo diferenças raciais e culturais de várias partes do país

A E.M. “Benedicto Cleto” expôs no último sábado (27) a mostra cultural Diversidades. O evento exibiu trabalhos feitos ao longo deste ano pelos 980 estudantes de 1º a 4º anos da unidade. O tema foi decidido pelos 37 professores em reunião de planejamento no início do ano, cujos conteúdos garantiram o caráter interdisciplinar das atividades que se estenderam aos demais funcionários da escola.

Os professores, além de mediadores do conhecimento, oportunizaram aos alunos o papel de sujeitos ativos e de propagadores de novas atitudes na rotina junto aos familiares, seja na separação de lixos, seja na própria construção dos materiais que enriqueceram toda questão sustentável da mostra.

A mostra exibe variados tipos de maquetes, cartazes, esculturas com abundantes tipos de subtemas a respeito da diversidade. Ao passear pelas salas de aula, os visitantes puderam acompanhar temas abordando diferenças raciais, culturais e variados espaços geográficos de norte a sul do país.

A diretora da escola, Iuly Franchin, conta que o envolvimento das crianças e seus familiares na escola colaboraram muito para o sucesso da mostra. “Esta relação ‘escola – aluno – familiares’, como esperado por todos os envolvidos, resultou em grande presença da comunidade escolar prestigiando e festejando o trabalho de todos”, disse a diretora.

Mostra exposta no CRE

O Centro de Referência em Educação (CRE) recebeu na tarde desta segunda-feira (30) a Mostra Cultural Diversidades. Todo material está disponível no saguão de exposições do CRE.

A gestora de desenvolvimento educacional, Thais Helena Moraes, que acompanhou a exposição na escola enaltece o trabalho desenvolvido. “A mostra é o produto final de um trabalho realizado que traz o aluno como protagonista de seu aprendizado. Projetos assim oferecem aos estudantes o exercício de autonomia estimulando a busca de informações e a construção de conhecimento cada vez maior”, destaca.

O secretário da Educação, André J. Gomes, destaca a importância do local receber exposições escolares. “Estamos trazendo esta mostra para o CRE para ampliar o número de acessos. Mais pessoas merecem apreciar projetos tão lindos e repletos de informações agregadoras”, disse.

O CRE fica na rua Artur Caldini, 211, no Jd. Saira.

Tags: