E.M. “Edward Frufru Marciano” realiza feira cultural abordando sentimento das crianças

Por: Bruno Rodrigues
A Escola Municipal “Edward Frufru Marciano da Silva” realizou, no último dia 15, uma feira cultural envolvendo alunos e familiares. O evento com tema intitulado “Meus sentimentos” recebeu cerca de 500 pessoas e contou com 13 apresentações que incluem musicais, teatros e danças. O projeto também contou com uma exposição repleta de materiais confeccionados pelos próprios alunos.
As apresentações e os materiais expostos trataram sobre variados sentimentos que as crianças possuem, tais como: alegria, tristeza, raiva, medo, ansiedade, amor, amizade, paz, entre outros. A diretora Andrea Picanço Souza Tichy conta que dentre as atividades os alunos entrevistaram seus familiares para registrar seus sonhos e toda aplicação de vivência envolvida nos sentimentos dos alunos.
O projeto “Meus sentimentos” foi idealizado em 2016 e posto em prática após um ano de preparação. A idealização respeita a sequência do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e tem contribuição, de maneira democrática da direção, da orientadora pedagógica Maria Elisabete Jacquier Narvona e de 14 professores da unidade.
Desde janeiro todo material produzido pelas crianças contou com apoio de variados instrumentos como livros, filmes, brincadeiras, dinâmicas, entre outras. Andrea conta que toda esta variação na construção da exposição foi fundamental para mostrar de maneira impactante o sentimento das crianças. “Muitos pais perceberam o real sentimento dos filhos após serem demonstrados nos trabalhos. Foi possível notar que diversos familiares nem faziam ideia que as crianças contam com sentimentos muitas vezes dados como exclusivamente a adultos, conta a diretora.
Segundo Elisabete Jacquier o resultado alcançou muitos benefícios às crianças e a comunidade num todo. “Através do projeto os alunos passaram a reconhecer em si mesmos sentimentos que nem sabiam que possuíam. Foi um grande trabalho de expressão e revelação de sentimentos”, afirma a orientadora pedagógica.
 

Tags: