E.M. “Prof. Maria de Lourdes Martins Martinez” realiza festa com tema étnico-racial

Por: Bruno Rodrigues

E.M. “Prof. Maria de Lourdes Martins Martinez” realizou no dia 29 de setembro a Festa da Família com o tema ‘Por um Ensino de Várias Cores’ visando tratar da valorização e respeito às relações étnico-raciais.

O evento teve a participação de cerca de 800 pessoas e contou com diversas atrações tais como as palestras temáticas: ‘Desconstrução do racismo’, pelo jornalista e escritor, Abner Laurindo, e ‘Uma passagem rápida pela diáspora negra’ pelo escritor, Onildo de Deus Aguiar. Também foram expostas feiras de artesanatos produzidas pelas famílias dos estudantes, oficinas de maquiagens e cortes de cabelo, apresentações musicais, além de roda de capoeira com o mestre Jaime, barracas com acarajés e roda de conversa intitulada ‘No caminho do Sol’, realizada pelos pedagogos Manoel Francisco Filho e Daniela Andrade Lopes Sena.

O palestrante, Abner Laurindo, tratou sobre a cultura e história da população afrodescendente no país. O pesquisador e autor do livro ‘Mata rasteira’ salienta sobre a importância do conhecimento histórico do processo da implantação da capoeira e a questão do combate aos problemas raciais nos dias de hoje. “É fundamental tratar sobre estes assuntos nos dias de hoje e discutir a questão da equidade no âmbito racial e analisar as oportunidades reais que existem às pessoas”,explica.

A diretora, Ana Paula Oliveira, conta que a festa superou as expectativas e promoveu o envolvimento de toda comunidade escolar. “A festa foi realmente linda e foi muito além do nosso objetivo estimado em todos aspectos, desde as atividades dos alunos realizadas durante ano expostas na festa, apresentações artísticas até toda participação dos familiares dos estudantes”, conclui a diretora.

Tags: