Educação Ambiental do Saae recebe homenagem pelos 11 anos de atuação

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

A equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está completando onze anos de atuação na cidade, e nesta quinta-feira (23/06) os seus atuais integrantes foram homenageados na Câmara Municipal, com votos de congratulações e placas comemorativas, numa iniciativa do vereador Wanderley Diogo.

Em seu pronunciamento, o vereador autor da homenagem lembrou que o seu gesto é uma forma de reconhecimento da cidade pelo trabalho que a equipe desenvolve junto à população, orientando e conscientizando as pessoas sobre questões diversas, e principalmente aquelas relacionadas ao uso correto da água.

 Também presente à cerimônia de homenagem, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, parabenizou os integrantes da equipe e lembrou que Sorocaba é sempre referência em saneamento pelo trabalho sério e competente que a autarquia desenvolve, além de destaque também em Educação Ambiental, como resultado das ações desenvolvidas pela equipe do Saae, que realiza um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Na placa comemorativa oferecida a cada integrante, a congratulação destaca os onze anos de existência da equipe e a parabeniza pelo trabalho desenvolvido, “orientando com ações e programas que dizem respeito ao uso da água, tratamento e  distribuição; coleta e tratamento de esgoto; captação e drenagem das águas de chuva”.

A equipe e o seu trabalho

 

Instituída no ano de 2005, a equipe de Educação Ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba vem desenvolvendo, desde então, um amplo trabalho junto à população da cidade, com ações e programas que destacam sempre o caráter de prevenção e orientação nas questões que envolvem o meio ambiente, e mais notadamente, naquelas que dizem respeito ao uso da água.

O destaque do trabalho desenvolvido fica para as palestras apresentadas, cujos interessados em recebê-las se inscrevem por meio do site da autarquia (www.saaesorocaba.com.br).

Sempre com a agenda repleta, a equipe de Educação Ambiental do Saae de Sorocaba atende os mais diversos segmentos da sociedade, incluindo as redes municipal, estadual e particular de ensino; empresas; comércios; condomínios; clubes de serviço; associações etc., cujo enfoque é adaptado de acordo com os interesses e características dos solicitantes.

Os temas, porém, destacam sempre a necessidade do uso racional da água, sem desperdícios, com dicas e orientações que podem e devem ser incorporadas aos nossos hábitos diários; informações sobre a infraestrutura dos sistemas de água, esgoto e drenagem da cidade, mostrando todo o processo de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água; coleta, afastamento e tratamento de esgoto; e captação e drenagem das águas de chuva.

Além do seu caráter primordial de educação e orientação, a Educação Ambiental do Saae/Sorocaba também exerce um papel coercitivo, quando a situação assim o exige, como ocorreu no episódio da crise hídrica de 2014, oportunidade em que os membros da equipe saíram às ruas da cidade em atendimento ao grande número de denúncias de desperdício de água.

Integrante da Comissão Inter setorial de Educação Ambiental, que reúne representantes de todas as secretarias municipais, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba trabalha em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente nas atividades e ações desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba, instalado em frente ao terminal de ônibus São Paulo, local onde de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, é desenvolvido um trabalho de educação ambiental junto às pessoas que transitam pelas imediações e para grupos organizados, que agendam visitação.

A parceria com a administração municipal abrange ainda outras secretarias, com participações em praticamente todos os eventos promovidos ou apoiados pela Prefeitura de Sorocaba, com os membros da equipe levando dicas, orientações e informações sobre o trabalho que o Saae/Sorocaba desenvolve, oferecendo folders educativos e distribuindo água potável produzida pela autarquia.

Os eventos atendidos são os mais diversos, entre os quais a Campanha do Agasalho, Mega Plantio,  Ceagesp em Flor, Feira das Profissões, Natal,  Dourado, Dia da Água e do Rio Sorocaba, Campanha de Combate à Dengue e Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), entre outros, além da Feira das Águas, realizada anualmente  no vizinho município de Votorantim.

A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba é integrada atualmente por Débora Marcela Silva, Gláucia Cristini Franco, Jefferson Luís de Oliveira, Luiz Augusto Assumpção, Rosângela Ferreira Brasil Basso e Vinícius Aparecido Rainieri Poppst.

Tags:, ,