Educação intensifica ações para meta de alfabetização

Por: André J. Gomes

Alfabetizar com excelência a todas as crianças matriculadas na rede municipal até o fim do 3º ano do Ensino Fundamental. Para cumprir esta meta, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, vai intensificar as ações nesse sentido a partir da análise conjunta dos resultados educacionais obtidos pela rede até o fim do primeiro semestre.

A primeira delas é o fortalecimento, em todas as escolas da rede municipal, do Programa “Ler e Escrever”, do Governo do Estado de São Paulo. Com a medida, todos os alunos e professores dos anos iniciais nas escolas da cidade recebem materiais didáticos de eficiência comprovada, sem custos para o município.

Outra medida adotada é o estabelecimento de objetivos educacionais para cada ano, de acordo com os “Direitos de Aprendizagem” estabelecidos pelo Ministério da Educação, e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

Por outro lado, por meio de uma série de mapeamentos e avaliações, as lideranças da pasta estão empenhadas em intensificar os esforços para identificar os alunos com dificuldades no aprendizado e consolidar as formas de garantir a sua alfabetização, como as aulas de recuperação paralela realizadas em todas as unidades.

Todas essas ações estão sendo organizadas, catalogadas e serão publicadas em breve em um documento disponível para consulta de todos os profissionais da rede municipal de ensino.

A Secretaria da Educação ressalta que uma alfabetização de excelência é a base essencial para a continuidade do aprendizado e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada aluno, um direito inalienável de todo cidadão. Para a gestora de desenvolvimento educacional Mariane Bolina, que integra o grupo responsável por esse trabalho na pasta, “alfabetizar é condição indispensável para o sucesso da formação integral de todos e de cada um”, conclui.

 

 

 

Tags: