Educação realizará formação para cuidadores

Por: Secom Sorocaba

A Secretaria da Educação de Sorocaba, por meio da Divisão de Educação Especial, e em parceria com a MV Serviços Ltda, realizará de 29 a 31 de janeiro, uma formação para cuidadores que atuam nas Instituições Educacionais com estudantes que necessitam de cuidados específicos.

A Formação contará com aproximadamente 200 profissionais, e o tema deste ano será “ROMPENDO BARREIRAS, CONSTRUINDO CAMINHOS”. O objetivo deste encontro é promover a formação continuada.

Atualmente a rede municipal de ensino atende cerca de 400 estudantes sob os cuidados destes profissionais, que auxiliam nossas crianças na realização de suas atividades cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia do aluno. O encontro será realizado no auditório do Centro de Referência em Educação “Dom José Lambert”, localizado na Riua Artur Caldini, 211, Jardim Saira.

 Programação

DIA 29/01/2018

8h00- Recepção

8h30- Palestra: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- Lei Municipal de Acessibilidade Palestrantes: *Sandra Mara de Moraes(Educadora Física, Funcionária da Secretaria de Igualdade e Assistência Social na Coordenadoria da Pessoa com Deficiência) Jeane Collaço (Pedagoga, Diretora da Instituição AMAS, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência)

10h- Café

10h30- Palestra: O cuidador nas práticas escolares Palestrante: Pauline Jardini (Pedagoga, Pós Graduada em Psicopedagogia)

DIA 30/01/2018

8h00- Recepção

8h30- Palestra: Contextualização do cuidador na política de inclusão Palestrante: *Thais Helena Bannwart de Araújo (Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Ufscar, membro da Equipe Multidisciplinar da Divisão de Educação Especial

10h- Café

10h30- Palestra: A experiência com os cuidadores sob a ótica da equipe gestora Palestrantes: *Laura Vanessa Zanardo (Orientadora Pedagógica).

* Marcelo Carvalho Vieira (Diretor de Escola) *Meire Aparecida Rodrigues Lobo (Orientadora Pedagógica)

DIA 31/01/2018

8h00-  Recepção

8h30- Palestra: Quebrando barreiras: vivências e possibilidades Palestrantes: *Edvaldo Bueno de Oliveira (Prof. Educação Física especialista em Educação Física Para Pessoas Com Deficiência) *Aurea Maria de Oliveira Bueno (Terapeuta Ocupacional especialista em Saúde Mental e Técnica de Orientação e Mobilidade Para Pessoas Com Deficiência Visual).

10h30- Café

11h00- Palestra: Fechamento do encontro/avaliação Palestrante: Equipe Multidisciplinar da Divisão de Educação Especial Francine Alessandra Garcia Menna Divisão de Educação Especial Vânia Rodrigues de Almeida Medeiro Seção de Apoio à Educação Especial Luciane Rodrigues de Carvalho Seção de Apoio Multidisciplinar.

Tags: