Educação representa Sorocaba em encontro da Unesco

Por: André J. Gomes

De 26 a 28 de abril, profissionais da Educação de 40 cidades da América Latina e do Caribe se reuniram na província de Villa Maria, em Córdoba, na Argentina, para o encontro da Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Com o tema “Aprendendo a Viver de Modo Sustentável nas Cidades”, a reunião promoveu a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções que influenciem diretamente a vida dos cidadãos, especialmente na área da educação.

A convite da Unesco, com todas as despesas pagas pela organização, Sorocaba foi representada no encontro pelas professoras Viviane Arruda, secretária adjunta da Educação, e Isabel Cardoso, gestora de desenvolvimento educacional. Elas participaram de um painel com o tema “Aprendizagem ao longo da vida como guia para o desenvolvimento de cidades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas e seguras”, e fizeram uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido com os 55 mil alunos da rede municipal de ensino, os desafios da pasta e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA para ampliar as formações entre os profissionais da Educação na cidade.

No mundo inteiro, apenas 12 municípios receberam o título de “Cidade de Aprendizagem”, conceito adotado pela Unesco em 2013, na 1ª Conferência sobre o tema, em Pequim, na China. Dois anos depois, Sorocaba se tornou a única cidade brasileira a fazer parte desse grupo, composto por municípios que notadamente orientam suas políticas públicas para promover a educação ao longo da vida, dentro e fora da escola.

“Ser uma liderança entre cidades de primeiro mundo, reconhecidas pela excelência na educação, traduz o nosso compromisso com a nossa história e com o futuro dos nossos alunos. Prova que somos comprometidos com a sustentabilidade, a inovação e um ensino para a vida responsável, saudável e participativa”, comemora a secretária da Educação, professora Marta Cassar.

O próximo encontro da Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da Unesco acontecerá entre os dias 18 e 20 de setembro em Cork, na Irlanda, e também deverá contar com a presença de Sorocaba.

 

Tags: