Em ação educativa, crianças cuidaram do entorno do Parque da Água Vermelha

Por: Secom Sorocaba

Nesta terça-feira (5), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), crianças do Clubinho do Refúgio deram exemplo. Divididos em grupos, eles percorreram a avenida Londres, no entorno do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, recolheram todo o tipo de lixo que encontraram próximo ao córrego da Água Vermelha e ainda conversaram com os moradores sobre a importância de cuidar da natureza e do descarte correto dos resíduos sólidos.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que teve início nesta terça-feira, com o objetivo de sensibilizar crianças e adultos sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba.

“As crianças do nosso Clubinho do Refúgio são atendidas pela Associação Nova Geração e se reúnem uma vez por semana no Parque da Água Vermelha para participar de atividades com a temática ambiental. Parabenizo a minha equipe e as crianças que participaram dessa ação”, declarou o secretário da Sema, Jessé Loures.

Na caminhada, meninos e meninas abordaram pessoas que caminhavam pelo local, moradores e até quem estava em estabelecimentos comerciais e falavam sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles também pediram ajuda a todos para cuidar do bairro e ainda entregaram um folheto que eles mesmo fizeram há 15 dias numa atividade da Semana do Lixo Zero.

O material alertava as pessoas sobre a importância do descarte correto do lixo para evitar animais sinantrópicos (ratos, barates, escorpião) e manter a biodiversidade local de animais (peixes, sapos, girinos, aves, borboletas, ninhos) e plantas, além de garantir mais qualidade de vida para toda a população do entorno.

Para a educadora da Sema, Viviane Rachid, o dia foi muito especial. “Foi um exercício muito bacana, porque no final eles quiseram levar o folheto para divulgar na escola em que estudam. A sementinha foi plantada neles”, conta. De acordo com ela, a Associação também vai utilizar o material para sensibilizar mais pessoas a respeito do assunto.

 

 

Sobre o Clubinho do Refúgio

Promovido pela Sema, o Clubinho do Refúgio é formado por crianças de 4 a 10 anos que participam da Associação Nova Geração. O objetivo é durante todo o ano ensinar aos pequenos sobre a importância da conservação natureza, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

 

 

 

 

 

 

Tags: