Em clima de festa, prefeito José Crespo faz entrega de bairros revitalizados na 2ª edição do ‘Recupera Sorocaba’

Por: Marcelo Andrade e Neide Barbosa

O programa visa revitalizar os bairros de Sorocaba pelo mutirão formado por várias secretarias

O sábado (6) foi de festa no bairro Wanel Ville 3 (zona oeste) onde o prefeito José Crespo, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo, e da maioria do seu secretariado fez a entrega da segunda edição do “Recupera Sorocaba”, programa que visa a revitalização dos bairros da cidade e que foi realizado nos cinco bairros Wanel Ville.  O programa foi idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), mas é realizado com a parceria de várias secretarias municipais, além do Saae-Sorocaba e Urbes – Trânsito e Transporte. Afora as melhorias já entregues que abrangeram não apenas os bairros Wanel Ville, mas também  o Vitória Ville, o Parque Esmeralda e o Nova Esperança, os moradores dessas regiões deverão contar nos próximos meses com um cachorródromo, anunciado pelo prefeito José Crespo e ainda com um “Sabe Tudo da Comunicação”, também divulgado pelo secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira. O evento foi acompanhado por dezenas de pessoas da comunidade, além de servidores públicos que atuam nas pastas que integraram as ações. A primeira edição do “Recupera Sorocaba” foi realizada no começo de setembro e atendeu o Jardim Emília e Jardim Sandra (Zona sul), na região do Parque da Biquinha.

Durante a entrega dos trabalhos, o prefeito José Crespo enalteceu o empenho das secretarias que atuaram conjuntamente para devolver ao bairro – localizado em uma região com mais de 106 mil moradores -, a revitalização e o bem-estar à população do local.  “O prefeito é o nome mais lembrado, mas sem essa integração nada seria possível. Quando olhamos e vemos essa união, integração de todas as secretarias e o empenho de seus servidores em prol da sociedade isso demonstra que estamos no caminho certo. Esse resultado que hoje estamos vendo, serve para recarregarmos nossas energias”, disse o prefeito, que, ainda durante o evento, anunciou a construção de um cachorródramo na praça  “Antonia dos Reis Oliveira”, local da solenidade e que recebeu uma revitalização especial, inclusive com a implantação de academia ao ar livre. “Nosso governo se preocupa com as pessoas, mas também com o bem-estar animal. Por isso, vamos implantar aqui neste local um cachorródromo, um pedido que nos chegou e que após conversar com o nosso secretario Jessé Loures (Meio Ambiente Parques e Jardins) ele se colocou prontamente à disposição para atender e implementar mais esse benefício”, disse José Crespo.

O secretário de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira, cuja pasta foi a idealizadora do programa, destacou a importância do “Recupera Sorocaba”, sobretudo em levar melhorias de qualidade de vida aos moradores das localidades atendidas. E, a exemplo do prefeito José Crespo, também divulgou a implantação do “Sabe Tudo da Comunicação”, que deverá funcionar numa unidade já existente no bairro e que será totalmente revitalizada, com a realização de cursos, como o de fotografia, redes sociais, informática, além de orientação para a criação de currículos, consultas de antecedentes criminais e parcerias com o Posto de Amparo ao Trabalhador (PAT), para a divulgação de vagas de empregos. Eloy de Oliveira elogiou a integração entre todas as secretarias, fato que faz com que o programa tenha obtido o resultado esperado e sido alvo de comemoração e reconhecimento por parte da sociedade. “Com esse programa, o ‘Recupera Sorocaba’, não estamos apenas cuidando de um bairro, mas da cidade como um todo”, destacou.

“Somos como a água. Aprendemos a contornar os obstáculos. E é com muita alegria que estamos aqui para entregar mais essas melhorias dentro do programa ‘Recupera Sorocaba’. Mais uma edição, de muitas que virão”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Lilian Crespo.

Diversas ações

 

Durante 15 dias, equipes das secretarias diretamente envolvidas fizeram um intenso trabalho de varrição completa das ruas, pintura de guias e sarjetas, colocação de placas indicativas, sinalização de solo, desentupimento de bocas de lobo, roçagem e capinação, substituição do madeiramento dos abrigos de ônibus, troca de lâmpadas de ruas e avenidas, colocação de conjuntos semafóricos, entre outros serviços que devolveram a completa revitalização daquela região da cidade.

Além de todo esse trabalho, a praça Antonia dos Reis Oliveira ganhou uma academia ao ar livre com vários equipamentos esportivos, como destacou o secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão.  Foi da mesma secretaria a operação tapa buraco, a retirada de entulho em área pública, a aplicação de fresado e patrolamento em estradas de terra do Vitória Ville, capinação em calçadas públicas, manutenção na iluminação pública e do campinho da Praça ao lado do cemitério Santo Antônio. “Foi um trabalho intenso ao longo desses dias para poder entregar mais esses benefícios ao cidadão. Conseguimos implantar essa academia ao ar livre em tempo recorde”, disse Pilão.

A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, realizou um forte trabalho de manutenção de todas as lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas do bairro, além de recuperação da sinalização nas Avenidas Paulo Emanoel de Almeida e Elias Maluf, além das ruas Antônio Bravo Plaça, João Tome Franco, Luiz Cabrioti, Geraldo Soares da Silva, Jossei Toda, José Caetano Graziosi, Valdomiro Ferrarezi e Helenice Carros.  Um novo semáforo foi implantado na Avenida Paulo Emanuel com a Rua Antônio Bravo Plaça. Ao todo, foram realizados 5.000 m² de sinalização de solo, além da instalação de 50 novas placas de sinalização.

O setor de Transportes da Urbes, após vistoria em todo o Wanel Ville, fez a troca do poste que indica parada de ônibus na Avenida Paulo Emanoel de Almeida. O abrigo também recebeu novo piso de concreto dando mais segurança aos veículos pesados. A Rua Geraldo Soares da Silva, próximo ao cemitério, e a rua José Antunes também receberam dois novos postes de ônibus, assim como a rua Catarina Carrasco Aguila. Por fim, a rua Ramzia El Hadi teve a troca do abrigo de ônibus de madeira. “Esse programa é de extrema importância, pois as secretarias atuam de forma integrada em prol da população. E isso faz parte da sua política de governo, prefeito José Crespo, de proximidade com a população”, disse o titular da Semob e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

Já a Secretaria de Saneamento (Sesan), que tem à frente o secretário Alceu Segamarchi Júnior, foi responsável pela  execução dos serviços  de  varrição  das  principais vias  e   limpezas  dos  canteiros e  praças   que  compõem  os bairros Wanel  Ville. Também foram recolhidos resíduos   volumosos de algumas áreas, tais como sofás, colchões e restos de madeiras abandonados nos logradouros públicos. No primeiro semestre deste ano, a Sesan já havia disponibilizado ao bairro – composto por Wanel Ville 1, 2, 3, 4 e 5 -, cerca de 250 contêineres  de  1.000  litros cada,   otimizando  a  coleta, facilitando para os moradores a deposição do lixo doméstico, tornando o bairro mais limpo.

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização, realizou roçagem em áreas públicas e praças, além de proceder com o serviço de poda de árvores no bairro.  Plantou, ainda, 45 mudas de árvores na Praça “Antonia dos Reis de Oliveira”, localizada na rua Jossei Toda. O local ganhou mudas de ipê-branco, ipê-roxo, pau-brasil, cabreúva, entre outras espécies nativas.  Além disso, foram doadas 150 mudas de 03 espécies: grumixama, ipê roxo e ameixa amarela. “O governo atual tem como meta a eficiência no serviço. Quando você serve ao governo, você serve à população”, disse o secretário da Sema, Jessé Loures, que ainda destacou o que chamou de “olhar visionário” do secretário da Secom, Eloy de Oliveira, ao apresentar o programa ao prefeito José Crespo.

A Secretaria de Esportes e Lazer participou da ação promovendo diversas atividades recreativas aos moradores por meio de brinquedos esportivos, jogos diversos.  Já a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) foi responsável por atividades culturais, e a de Saúde disponibilizou uma equipe para aferição da pressão arterial dos moradores, além de testes de glicemia. A Ouvidoria Geral do Município também participou do evento, com o programa “Ouvidoria Ativa”.

Limpeza na rede de drenagem e esgoto

O Saae-Sorocaba também participou do “Recupera Sorocaba”, entregue neste sábado pelo prefeito José Crespo. Nesta segunda edição do programa da Prefeitura, a autarquia realizou limpeza na rede de esgoto, além de limpeza, desentupimento e pintura nas bocas de lobo e rede de drenagem.

O trabalho do Saae-Sorocaba concentrou-se no bairro Wanel Ville 5 e no entorno da praça Antonia dos Reis Oliveira, no Wanel Ville 3. Conforme o balanço do Saae-Sorocaba, foi feita a limpeza e lavagem preventiva de aproximadamente 18 quilômetros de redes coletoras, o que vai evitar entupimentos e vazamentos de esgoto, desde que a população faça o uso da rede com consciência. Fez ainda a construção de 660 metros de nova rede coletora para atender três loteamentos: Vita Bela, Vila Bela e Felicitá. Também fez a limpeza e desentupimento e pintura de aproximadamente 500 bocas de lobo, o que garante fluidez da água da chuva, evitando alagamento e empoçamento nas vias.

Para preservar todo esse serviço, a população precisa colaborar. Nunca devem ser descartados em ralos, pias, vasos sanitários ou caixas de gordura objetos estranhos sólidos, como peças de metais, plástico, tecidos, papel higiênico, preservativos ou absorventes. Menos ainda pode ser direcionada à rede de esgoto a água da chuva, que além de provocar transbordamento, ainda carrega areia e outros sólidos que provocam o entupimento.

Para manter a limpeza do sistema de drenagem, a população também deve colaborar, deixando de jogar lixo em vias públicas e impedindo que materiais de construção como areia, pedra ou terra sejam levados pela água da chuva, pois os mesmos entopem as bocas de lobo ou redes de drenagem. “O ‘Recupera Sorocaba’ mostra que o nosso governo está com a população. Os sorocabanos merecem esse carinho e respeito garantidos com tantas melhorias para os bairros ao mesmo tempo”, disse o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira.

Elogios e agradecimentos

Com tantas melhorias entregues e outras que estão por vir, os moradores da região não pouparam elogios à administração, sobretudo ao prefeito José Crespo.  A pequena poetisa Ana Cristina, de 14 anos, declamou um poema enaltecendo o bairro onde mora e, em seu discurso, agradeceu ao  prefeito e seu secretariado pelas realizações não apenas no bairro mas em toda a cidade. “Vocês transformaram esse local, que era cheio mato, num lugar de lazer. Fiquei também muito feliz em saber que o bairro vai ganhar um ‘Sabe Tudo da Comunicação’. Obrigado prefeito “, disse. “Só temos que agradecer por essas melhorias e, certamente outras que virão”, disse a moradora Mariângela Gonzaga.

Participaram do evento os secretários Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), Jeferson Gonzaga (Segurança e Defesa Civil), Maria Elaine Pereira (Saúde), Marcelo Regalado (Fazenda), Jessé Loures (Meio Ambiente), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Luiz Alberto Fioravante (Mobilidade e Acessibilidade /Urbes), Alexandre Robim (Chefia do Gabinete do Poder Executivo), André J. Gomes (Educação), Simei Lamarca (Esportes e Lazer), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Ronald Pereira (diretor-geral do Saae), além da Ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus. Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Gomes Camargo, e de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, foram representados por servidores de suas respectivas pastas.

Tags:, , , , , , , ,