EM. Ernesto Martins realiza projeto de plantio e consumo de verduras e legumes

Por: Bruno Rodrigues

A equipe da Escola Municipal “Ernesto Martins”, que fica localizada no bairro Retiro São João, realiza um projeto de horta em que as crianças participam de todas as etapas, desde o plantio de verduras e legumes, lavagem e depois no consumo complementando a merenda escolar.

A idealização do projeto surgiu com o auxiliar administrativo, Marcos Abel dos Santos, há 5 anos. O servidor conta que o objetivo do projeto é de mostrar às crianças a importância de comer verduras e legumes. “Sabemos que muitas crianças não tem o hábito de comer esses alimentos, muitas delas só conhece de ver os pais comprando no mercado, então criamos esse projeto e isso incentivou nossas crianças consumirem as verduras”, disse Marcos.

O projeto cresceu e conta com a participação de todas as turmas da unidade. “Hoje a escola toda participa, desde o planejamento, o plantio na sementeira ou direto no canteiro, na rega e cuidado durante o crescimento até a colheita, em cada estágio desses, eles recebem uma explicação sobre a importância dos alimentos que estão cultivando. Depois da colheita eles ajudam a lavar e é servida uma salada fresquinha para eles experimentarem”, explica.

Ao acompanhar todo processo com participação das crianças, o servidor comemora o resultado do projeto. “É gratificante para nós ouvirmos os pais falarem que hoje seus filhos comem verduras e legumes e ainda explicam sobre a importância disso em casa. Nosso projeto já recebeu visita de outra cidade, no qual demos de presente um caderno com fotos e explicação sobre isso”, celebra.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: