Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/encontro-de-criadores-de-abelhas-sem-ferrao-acontecera-no-jardim-bota/
Acessado em: 23/09/2019 - 11h35

Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão acontecerá no Jardim Botânico

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” sediará no dia 29 de setembro, das 9h às 12h, o 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região. A atividade gratuita integra a programação em comemoração ao Dia da Árvore (29 de setembro).

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema) e pelo Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região, o encontro é direcionado a criadores, educadores e simpatizantes com o objetivo difundir a importância da preservação das abelhas nativas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Durante o encontro, o público poderá conferir as palestras “Plantas e Abelhas a Interação Vital”, com o Engº Florestal e Meliponicultor, Felipe F. Frigierie, e “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”, com a Profª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin. Ao final, o meliponicultor Valdeci Ramos vai conduzir um bate-papo sobre “Abelhas Sem Ferrão”.

O Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região reúne criadores que foram se conhecendo ao longo dos anos em cursos, encontros e redes sociais relacionados com o tema, dentre eles alguns encontros que foram ministrados no Jardim Botânico e nos outros parques de Sorocaba. O grupo procura divulgar e sensibilizar a população sobre a importância da conservação das abelhas, que além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos, possuem uma atuação ecológica fundamental na manutenção da nossa flora.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 14 a 20 de setembro pelo site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/[1]. As vagas são limitadas. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

 

Programação

09h00 – Abertura do encontro, com o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota

09h30 – Palestra “Plantas e Abelhas a Interação Vital”, com o Engº Florestal e Meliponicultor, Felipe F. Frigieri

10h15 – Palestra “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”, com a Profª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin

11h00 – Bate-papo “Abelhas Sem Ferrão”, com o meliponicultor Valdeci Ramos

11h55 – Encerramento

 

 

Foto: Sidney Cardoso

Endnotes:
  1. http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/